Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte os nossos Política de Privacidade.

OK
marcar Consulta Online
+351 937 553 261 (Chamada para Rede Móvel Nacional)
Consulta Online

pt

Tratamentos capilares para a queda de cabelo

O transplante continua a ser a única solução definitiva para a calvície, mas existem vários produtos e tratamentos capilares para a queda de cabelo que auxiliam na prevenção e produção de fios e que podem conferir resultados bem satisfatórios.

Da Mesoterapia Capilar ao Plasma Rico em Plaquetas, passando pelo Microagulhamento, shampoo para queda do cabelo, loções, cremes e géis, entre outros recursos mais ou menos invasivos, há um pouco de tudo para devolver a boa disposição a quem está a perder o cabelo!

 

Mesoterapia Capilar

Se procura por tratamentos que atuem diretamente na fibra capilar, a Mesoterapia Capilar ou Intradermoterapia é uma excelente opção a nível de tratamentos para queda de cabelo. Consiste na injeção direta no couro cabeludo de pequenas doses de vitaminas ou medicamentos que ativam biologicamente as células da unidade folicular.

Resultado? A técnica trava a queda e promove a produção de cabelo com maior qualidade e resistência! 

A Mesoterapia Capilar não tem efeitos sistémicos e tem-se revelado um tratamento seguro e eficaz na prevenção da alopecia (desde que o paciente ainda possua folículos pilosos), inclusive em pessoas que já tenham sido submetidas a um transplante capilar.

 

Principais benefícios da Mesoterapia Capilar

  • Evita a progressão da queda de cabelo em homens e mulheres.
  • Melhora substancialmente a qualidade, textura, espessura, volume e brilho do cabelo.
  • Induz o crescimento do cabelo.
  • Estimula e revitaliza os folículos pilosos.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Hidrata e nutre o cabelo e o couro cabeludo.

 

Microagulhamento | Microneedling capilar

Se sofre de queda de cabelo masculina ou feminina ou simplesmente tem o cabelo fino e frágil e não receia agulhas… temos uma excelente solução para si! O tratamento de Microneedling Capilar ou Microagulhamento, um procedimento médico de bioestimulação em que se faz multipunções na pele a grande velocidade.

A técnica é pouco invasiva e serve para aumentar a produção de colagénio, permite a liberação de fatores de crescimento e também introduz no seu organismo princípios ativos. Resultado? Formam-se novas fibras de colagénio e elastina que fortalecem o cabelo e estimula-se o crescimento de novos fios!

 

Principais benefícios do Microagulhamento | Microneedling capilar

  • Estimula as células estaminais e induz a ativação dos fatores de crescimento, o que se traduz num aumento da taxa de crescimento e fortalecimento dos cabelos.
  • Aumenta a expressão dos genes relacionados com o crescimento do cabelo (VEGF, B catenin, Wnt3a e Wnt10b).
  • Pode ser combinado com outro tratamento capilar, especialmente Mesoterapia Capilar e Plasma Rico em Plaquetas, para melhores resultados.
  • O procedimento é rápido, graças à alta velocidade das micropunções.
  • O tratamento é eficaz e pouco doloroso.

Plasma Rico em Plaquetas

Aproveitar o seu próprio sangue para travar a queda de cabelo? E porque não? o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é um tratamento comum em diversas especialidades da medicina e também já chegou à área de tratamentos para queda de cabelo.

O tratamento PRP não é mais do que um derivado sanguíneo que provém da recolha de uma pequena quantidade de sangue do próprio paciente que depois é centrifugada para separar os seus componentes.

Processo após o qual se recolhe uma pequena quantidade rica em plaquetas para injetar diretamente na área a ser tratada. 

Resultado? O tratamento PRP, minimamente invasivo, estimula as células responsáveis pelo crescimento capilar e potencia o fortalecimento dos fios de cabelo nas zonas onde é aplicado, graças à ação das plaquetas que contêm agentes de crescimento, proteínas e citoquinas capazes de regenerar o couro cabeludo.

 

Principais benefícios do Plasma Rico em Plaquetas

  • Aumenta a produção de colagénio.
  • Aumenta a espessura e resistência do cabelo.
  • Prolonga a fase de crescimento do cabelo (fase anágena).
  • Melhora a oxigenação e nutrição do folículo capilar pelo aumento da vascularização.
  • Promove o crescimento de novos cabelos. 
  • Efeito anti-inflamatório, muito benéfico nos casos de queda de cabelo.
  • Em caso de transplante capilar, preserva e aumenta a viabilidade dos folículos capilares, acelera a reparação dos tecidos e estimula o crescimento de novos fios.
  • Não tem risco de rejeição ou reação alérgica, já que o sangue é do próprio paciente.

 

Tratamentos capilares orais e tópicos para fazer em casa

O transplante capilar reconstrói a zona calva, mas a calvície é uma doença progressiva que continuará a evoluir caso não receba tratamento. É por isso que existem vários produtos para a queda de cabelo que podem oferecer excelentes resultados. Entre eles:

  1. Shampoo para a queda de cabelo
    Existem diversos tipos de shampoo para a queda de cabelo com princípios ativos que estimulam o couro cabeludo, aumentam a circulação sanguínea e nutrem os folículos pilosos. Alguns também são eficazes na redução da ação dos hormónios responsáveis pelo estreitamento e queda dos fios. 
     
  2. Gel para queda de cabelo
    O gel, neste caso, não serve para modelar, o gel para queda de cabelo funciona como um veículo que permite a penetração efetiva dos ativos que favorecem a estimulação do couro cabeludo e a nutrição dos bolbos capilares, graças às suas propriedades tonificantes e reequilibrantes.
     
  3. Creme para queda de cabelo
    São muitas as opções a nível de creme para queda de cabelo, seja para homens ou senhoras. Costuma ser aplicado diretamente no couro cabeludo para inibir o hormónio responsável pela queda e afinamento do cabelo e reparar danos no couro cabeludo.
     
  4. Loções para queda de cabelo
    Pode-se travar a queda de fios com loções para queda de cabelo que ajudam a a estabilizar a densidade do cabelo e a protegê-lo das agressões externas. Tudo numa textura leve que penetra rapidamente na pele e não irrita o couro cabeludo.
     
  5. Finasterida
    Finasterida  é um medicamento para tratamento capilar prescrito e tomado por via oral que inibe a enzima 5 alfa-redutase tipo 2 e bloqueia a produção de DHT, interrompendo o desenvolvimento da queda de cabelo de padrão masculino e permitindo a recuperação de alguns folículos, aumento do número de fios e preenchimento de zonas calvas.
     
  6. Minoxidil
    Minoxidil é uma substância vasodilatadora que pode ser administrada por via oral ou tópica para travar a queda e miniaturização dos fios na calvície androgenética. Apesar de não fazer crescer cabelos novos, sabe-se que estimula a circulação sanguínea, regula o ciclo de crescimento dos fios, que fica mais curto na calvície androgenética, e leva mais oxigénio e nutrientes aos folículos, aumentando a espessura e retardando o processo de perda de fios. 
     
  7. Saw Palmetto 
    Saw Palmetto é um fitoterápico que pode ser administrado em comprimidos ou loção e à semelhança do medicamento Finasterida, atua bloqueando os efeitos da enzima 5 alfa-redutase tipo 2, reduzindo a concentração sanguínea da hormona DHT. 
     
  8. Vitamina para o cabelo e oligoelementos
    A ingestão de vitamina para o cabelo e oligoelementos é essencial para a manutenção do equilíbrio de várias funções celulares e hormonais, que se refletem também na saúde do cabelo, dai que os extratos de plantas, vitaminas e oligoelementos sejam usados com frequência em tratamentos capilares.

Qualquer tratamento capilar deve ser prescrito por uma equipa médica especializada e apenas após uma consulta de avaliação gratuita. Marque já a sua!

 

Teste genético para definir tratamento capilar 

A queda de cabelo é multifatorial e por isso é necessário avaliar componentes extrínsecos externos (meio ambiente, estilo de vida, hábitos alimentares, stress...), além de fatores intrínsecos internos (hormonais e genéticos, entre outros).

Para uma abordagem adequada e integral da calvície, além da anamnese e exame físico, é preciso efetuar análises de sangue e teste do perfil genético do paciente.

Enquanto alguns exames indicam o estado em que o paciente se encontra no momento, o teste genético indica quais as tendências e metabolismo da pessoa em causa. Assim, pode-se saber previamente quais os princípios ativos que serão mais eficazes nesse paciente em particular.  

Há diversas formas de tratar a calvície e cada pessoa tem propensão a responder melhor a uma ou outra, segundo as suas caraterísticas individuais.

Com o teste genético evita-se perdas de tempo e de dinheiro com tratamentos que podem não resultar e complicações como efeitos indesejados, e aposta-se numa maior assertividade do tratamento.

Na Master Group usa-se o teste genético TrichoTest, baseado nas mais recentes e inovadoras tecnologias capilares. Como funciona? Este teste não invasivo, recolhe a sua saliva para avaliar o ADN e os genes relacionados à alopecia de forma a descobrir quais os princípios ativos mais eficazes no combate à queda de cabelo no seu caso específico, e assim prescrever um tratamento personalizado!

Consulta Gratuita

Consulta Gratuita

Entre em contacto para mais informações.
Consulta de Avaliação Gratuita.