Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte os nossos Política de Privacidade.

OK
marcar Consulta Online
+351 937 553 261 (Chamada para Rede Móvel Nacional)
Consulta Online

pt

Shampoo sem sal para um cabelo saudável

Na senda de manter os cabelos sãos e bonitos, a indústria da cosmética capilar tem apostado em produtos cada vez mais diferenciados, e um deles é o shampoo sem sal que faz uma limpeza profunda sem ressequir os fios nem agredir o couro cabeludo. Vamos conhecê-lo e perceber se os seus benefícios são suficientes para abandonar o shampoo convencional com sal?

O shampoo sem sal e/ou shampoo sem sulfatos ajuda a manter o cabelo bonito: liso, brilhante e saudável! Mas o que está por detrás desta fórmula que tem vindo a ganhar sucesso? Bem pouco! O que está por detrás é a isenção de sal, apenas. Por outras palavras, a não adição do cloreto de sódio (sal), o que contribui para a saúde capilar na medida em que o sal retira a água dos fios e da raiz, deixando-os mais expostos e em consequência, mais ressequidos e com um aspeto opaco. Muito bem, mas então…

 

Para que serve o sal no shampoo?

Em primeiro lugar, temos a dizer que o sal usado nas fórmulas dos shampoos não é exatamente o mesmo que tem lá em casa para temperar os alimentos. Embora parecido, este sal é mais puro porque não contém iodo.

E agora em relação à pergunta “porque é que o shampoo tem sal”, podemos explicar desde já que o cloreto de sódio ou o sal do shampoo serve para dar viscosidade ao produto. Ou seja, serve como espessante evitando assim que o shampoo escorra quando é colocado nas mãos.

Por isso, muitos dermatologistas defendem que as concentrações de cloreto de sódio nos shampoos são muito baixas e apenas lhes atribuem a qualidade de espessantes, não causando qualquer tipo de dano no cabelo ou couro cabeludo (inclusive porque os shampoos também possuem agentes hidratantes).

Outros especialistas, no entanto, vão alertando para os malefícios do sal nos produtos capilares, nomeadamente o facto de ressequirem os fios, pelo que em caso de dúvida – e agora que já sabe porque é que o shampoo tem sal – se deva aconselhar com um especialista, antes de comprar um dos diversos shampoos sem sal disponíveis no mercado.

 

Shampoo sem sal versus shampoo sem sulfatos

Um shampoo sem sulfatos, embora lave eficazmente, não possui na sua fórmula detergentes de ação agressiva, daqueles que fazem muita espuma, e por isso limpa de forma mais suave, tal como o shampoo sem sal. Mas um shampoo sem sal não é necessariamente um shampoo sem sulfatos! É verdade que muitos shampoos sem sal não contêm sulfatos, mas existem outros que apenas não possuem cloreto de sódio.

 

Benefícios do shampoo sem sal

  • Mantém o cabelo liso por mais tempo.
  • Deixa o cabelo hidratado por mais tempo.
  • Ajuda a manter a cor, em caso de coloração.
  • Realça o brilho natural do cabelo, mesmo que esteja pintado.
  • Evita o ressecamento do cabelo.
  • Dá um aspeto mais bonito e saudável. 
  • O shampoo sem sal pode ser utilizado todos os dias.

Como saber se o shampoo tem sal?

Simples! Basta verificar o rótulo do produto e procurar pela indicação “sem sal”. Se a encontrar, é porque o produto não tem cloreto de sódio!

 

Quais os shampoos que não contém sal?

Efetivamente, os shampoos que não contém sal têm na embalagem a indicação de que não têm sal, mas isso não quer dizer que não tenham sulfatos...

Logo, para adquirir o melhor shampoo sem sal e ter a certeza de que o produto também não contém sulfatos e não vai contribuir para a desidratação do seu cabelo, convém ler sempre o rótulo.

Se não tiver, na sua composição, nenhum dos ingredientes listados em baixo, pode acreditar que encontrou o melhor shampoo sem sal, livre de sulfatos!

  • Sodium lauryl sulfate/SLS
  • Sodium lauryl ether sulfate/SLES ou Sodium laureth sulfate
  • Sodium myreth sulfate
  • Sodium myristyl sulfate
  • Ammonium lauryl sulfate/ALS
  • Ammonium lauryl ether sulfate/ALES
  • Sodium coco/cocoyl sulfate

Mitos e verdades sobre shampoo sem sal

  • O shampoo sem sal tem pouca espuma. Será verdade? 

Não, é mito! O shampoo sem sal só tem pouca espuma se também for um shampoo sem sulfatos. 

  • O shampoo sem sal é benéfico para a saúde do cabelo. Mito ou verdade?

Mito! Vários estudos recentes revelam que o uso de sal em shampoos não danifica o cabelo (o sal é utilizado apenas como agente de viscosidade), pelo que o uso de shampoos sem sal não é - nem deixa de ser – benéfico para o cabelo. 

  • O shampoo com sal não deve ser usado por pessoas com o cabelo pintado?!

Mito! Nem o shampoo com sal nem o shampoo sem sal prejudicam os cabelos com coloração.

  • Não existem shampoos sem sal? Não pode ser verdade!

Mas é! Existem shampoos sem cloreto de sódio, sim, sem aquela fórmula mais parecida com o sal de cozinha, mas apesar de no rótulo exibirem a inscrição “sem sal” ou “sem cloreto de sódio”, esses produtos para lavar o cabelo - na sua esmagadora maioria - acabam por substituir o tal sal “de cozinha” por outro ingrediente espessante com algum teor de sal, como o cloreto de potássio.

 

Shampoo com sal faz mal ao cabelo?

Não. O sal em excesso – como o sal da água do mar – pode desidratar o cabelo, deixando-o seco e sem brilho, mas a percentagem de sal que um shampoo convencional contém não é suficiente para danificar o cabelo ou o couro cabeludo.

Há excelentes shampoos que hidratam, protegem a cor e que deixam o cabelo com ótimo aspeto, é a qualidade do produto que conta.

No entanto, o shampoo sem sal também não faz mal nenhum! Se tem o cabelo crespo, encaracolado, frágil… ou se fez um alisamento recentemente, não perde nada em experimentar uma fórmula sem cloreto de sódio que prometa uma lavagem eficaz com hidratação perfeita!

Esperamos que tenha ficado esclarecido relativamente aos shampoos sem sal, entretanto se quiser saber qual é o melhor protocolo de tratamento e manutenção dos seus cabelos consulte-nos!

Temos uma oferta diversificada, personalizada e eficaz a nível de tratamentos capilares!

Consulta Gratuita

Consulta Gratuita

Entre em contacto para mais informações.
Consulta de Avaliação Gratuita.