Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte os nossos Política de Privacidade.

OK
marcar Consulta Online
+351 937 553 261 (Chamada para Rede Móvel Nacional)
Consulta Online

pt

Saúde capilar

Sabia que um cabelo bonito nem sempre é sinónimo de um cabelo saudável, mas um cabelo saudável é sempre bonito? É com esta informação que queremos começar este artigo que lhe vai dar valiosas dicas para a sua saúde capilar, porque o caminho é em direção ao melhor dos dois mundos para manter o cabelo vistoso: saúde e beleza!

A cor, corte, estilo, brilho e comprimento do cabelo dizem muito sobre si e por isso quando a saúde capilar é comprometida e surgem fios ressequidos, quebradiços, opacos ou com tendência a cair… e a sua autoestima fica afetada!

O que fazer? Para manter a saúde capilar em dia e exibir um cabelo cuidado e bonito, tem de investir numa limpeza correta e numa rotina de hidratação apropriada, mesmo quando os sinais da idade se manifestam, o cabelo também envelhece.

Se pensa que os cuidados que tem hoje são insuficientes para elevar de novo a sua autoestima, vá mais longe: adquira produtos para saúde capilar diversificados e específicos para o seu tipo de cabelo, adentre-se por uma dieta à base de alimentos para saúde capilar e vale também apostar na prática regular de exercício físico. Afinal tudo vale a pena para manter ou recuperar uma cabeleira farta, não é verdade?

 

O que é a saúde capilar?

Saúde capilar é, como o nome indica, a ausência de doença no cabelo ou couro cabeludo, bem como o correto desenvolvimento, crescimento, função e estética de todo o sistema capilar dentro de um quadro mais vasto de saúde humana.

De entre as características mais importantes, que definem a saúde do folículo capilar, destacam-se o:

  • Aspeto dos fios;
  • Resistência à quebra;
  • Movimento;
  • Suavidade;
  • Brilho.

Por outras palavras, é fundamental, para manter um cabelo saudável, cortar regularmente o cabelo (pelo menos as pontas de 3 em 3 meses), higienizar corretamente os fios e couro cabeludo e lavar com a frequência e com os produtos para saúde capilar mais indicados para cada tipo de cabelo.

É necessário também hidratar o cabelo para o deixar mais macio, brilhante e bem nutrido, entre outros cuidados específicos para saúde capilar masculina e saúde capilar feminina, que vamos conhecer já de seguida.

Como manter a saúde capilar?

Manter a saúde capilar, ou seja, um cabelo saudável e bonito, é uma tarefa que exige o cumprimento de uma série de regras e cuidados com couro cabeludo e fios.

 

Saúde capilar masculina 

O cabelo do homem é diferente do cabelo da mulher e por isso os cuidados também diferem. Em primeiro lugar, por uma questão hormonal o cabelo masculino cresce mais depressa, é mais brilhante e também mais resistente. Mas... os homens têm muito mais tendência a perderem cabelo e ficarem calvos! Por isso, devem ter, pelo menos, estes cuidados com a sua saúde capilar masculina:

  • Lavar o cabelo com frequência para reduzir a oleosidade e evitar que sujidade, fungos e micro-organismos se instalem no couro cabeludo;
  • Usar shampoo para homem, e adequado ao tipo de cabelo: seco, oleoso, fino, com caspa, etc;
  • Se fizer lavagens diárias é importante fazer uso de um shampoo específico para uso frequente;
  • Evitar o uso intensivo de bonés e chapéus que podem impedir o couro cabeludo de respirar e assim potenciar a oleosidade e o aparecimento de fungos e micro-organismos;
  • Não abusar do uso de gel e pomadas modeladoras que podem deixar o cabelo ressequido, quebradiço e com tendência para cair.

 

Saúde capilar feminina

Cabelo comprido ou curto. Liso, crespo, encaracolado, pintado, alisado. Não importa o tipo, a forma ou a cor! O sonho de qualquer mulher é apresentar uma cabeleira bonita e brilhante, mas isso obriga a uma série de cuidados específicos para uma boa saúde capilar feminina:

  • Hidratar o cabelo com alguma frequência para ajudar a selar a cutícula dos fios e recuperar alguns componentes perdidos com processos químicos e agressões externas como sol, secador, alisamentos, colorações;
  • Lavar o cabelo com a frequência e com os produtos para saúde capilar corretos para o tipo de cabelo;
  • Remover completamente os resíduos de todos os produtos capilares como shampoos, acondicionadores, máscaras, entre outros, pois a acumulação de restos de produtos pode provocar vários danos;
  • Evitar o excesso de produtos químicos no cabelo em intervalos pequenos de tempo como processos oxidativos, descolorações, escovas progressivas, tinturas, alisamentos, etc. Estes procedimentos deixam o cabelo ressequido, opaco e com tendência para quebrar;
  • Evitar a utilização excessiva de secadores e pranchas de alisamento que ressecam e retiram os nutrientes essenciais ao cabelo, comprometendo a sua elasticidade, hidratação, força e resistência;
  • Evitar a tração excessiva nos fios com o uso de elásticos durante longos períodos de tempo, que leva à quebra dos cabelos e possível queda. 
Saúde Capilar

Mais dicas para a saúde capilar

Se está cansado de ter um cabelo sem vida, sem brilho, sem movimento, sem força, está na hora de seguir as próximas dicas para a saúde capilar para recuperar a cabeleira perdida. 

 

Produtos para saúde capilar

A encetar a lista de dicas para a saúde capilar estão, naturalmente, os produtos capilares até porque hoje em dia a oferta é tão diversificada que seja qual for o seu tipo de cabelo ou problema capilar, existe uma solução para o combater e eliminar, exceção feita a quadros de queda de cabelo irreversíveis, mas que mesmo assim podem ser resolvidos com transplantes capilares. 

Portanto, e em suma, deve procurar por produtos para saúde capilar de qualidade e indicados para o seu cabelo que façam uma higienização e hidratação completa (shampoos e amaciadores), se necessário recorrendo também a máscaras de tratamento (se o seu cabelo for seco), a protetores térmicos (se costuma usar secador), óleo protetor de pontas (se tem o cabelo frágil), creme de pentear (para ajudar a evitar o ressecamento, entre outros produtos para saúde capilar.

Procure produtos suaves com menos químicos, preferencialmente.

 

Alimentos para saúde capilar

Sabia que a alimentação também é responsável pela saúde do cabelo? É verdade! Está provado que uma alimentação desequilibrada, sem as vitaminas e nutrientes necessários ao cabelo, resulta num cabelo frágil e quebradiço.

Por isso, aposte em alimentos para saúde capilar que garantam uma boa saúde capilar e influenciem diretamente no crescimento dos fios, como ácidos gordos Ómega 3, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro e zinco (salmão, frutos silvestres, espinafres, legumes, nozes, feijão, carne, ovos, produtos lácteos, etc). 

E (nunca é demais avisar!) evite os doces porque o açúcar aumenta a quantidade de insulina no sangue, causando um desequilíbrio hormonal que também afeta o funcionamento dos folículos capilares, impedindo a entrega de nutrientes aos fios e atrapalhando assim o crescimento do cabelo além de ser pós-inflamatório.

Exercícios para a saúde capilar

Não há um tipo de exercício físico mais indicado para a sua saúde capilar, o que importa aqui, neste capítulo do desporto, é encetar uma rotina de exercício de forma a melhorar a sua saúde em geral, a sua forma física, mas também de forma a oxigenar adequadamente todo o organismo, incluindo os folículos pilosos, evitando assim a queda do cabelo.

Vale relembrar que o stress também é um fator importante para a saúde do cabelo, portanto exercícios que ajudam a relaxar e a aumentar a serotonina (hormona da felicidade) como a yoga ou mesmo a meditação, podem ser muito benéficos.

Ingere alimentos para a saúde capilar, faz exercício todos os dias e usa produtos capilares de qualidade adequados ao seu tipo de cabelo, mas ainda assim está a ficar calvo?

Talvez esteja na hora de considerar um Transplante capilar. Para mais informações, consulte a Master Group!

Consulta Gratuita

Consulta Gratuita

Entre em contacto para mais informações.
Consulta de Avaliação Gratuita.