Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte os nossos Política de Privacidade.

OK
marcar Consulta Online
+351 937 553 261 (Chamada para Rede Móvel Nacional)
Consulta Online

pt

Shampoo seco: para quando não tem tempo para lavar o cabelo

Recebeu um convite para sair e já não vai a tempo de lavar o cabelo? Não desespere! Existe um produto capilar pensado para essas situações: o shampoo seco. Não precisa de água, nem de espuma, nem de condicionador, nem de secador, nem de horas a fio na casa de banho ou no cabeleireiro para limpar, remover a oleosidade e conferir volume. Gostava de o conhecer?

Com a vida agitada dos tempos modernos, há lá melhor solução para aqueles dias em que precisa de melhorar o seu look do que um shampoo seco ou shampoo a seco? Não há, não senhor! Nenhum convite de última hora ficará sem resposta.

Nenhuma reunião de trabalho o apanhará desprevenido. Nenhum alisamento terá o seu efeito comprometido. Nenhum odor a tabaco ou fritos deixará de ser neutralizado! No fundo ninguém duvidará que acabou de sair do cabeleireiro quando acabou de sair… diretamente do emprego! Pois foram estes os motivos que levaram muitas marcas de cosmética a apostar num spray que limpa, perfuma e elimina o aspeto gorduroso. E a aposta foi tiro e queda! Saiba porquê!

 

O que é shampoo seco?

Não tenha vergonha em reconhecer que já tinha ouvido falar, mas não sabia o que era e resolveu pesquisar por “shampoo seco” ou “champo seco” ou “dry shampoo”.

Fez muito bem porque de outra forma não chegava a esta explicação: trata-se não de um shampoo para cabelo seco, mas de um produto capilar em forma de spray para limpar de forma superficial e instantânea o cabelo, ou seja, quando aplicado na raiz do cabelo seco, absorve a oleosidade e confere volume, deixando os fios mais soltos e com um aspeto de limpo. Genial, não é verdade?

 

Para que serve o shampoo seco?

Como já percebeu, o shampoo seco serve para limpar superficialmente e revitalizar o cabelo, mas a sua grande mais valia no mercado dos produtos capilares é o facto de servir também para retirar a oleosidade em segundos!

Logo, não há como negar que é o seu melhor amigo quando surge um compromisso de última hora e não tem tempo para lavar o cabelo, sim, mas também quando tem o cabelo tão oleoso que as lavagens regulares não são suficientes, já que mesmo que tenha lavado a cabeça de manhã, no final do dia o seu look já está… gorduroso!

Por isso o shampoo seco é particularmente indicado para cabelos oleosos.

É, inclusive, considerado um shampoo para cabelo oleoso na gama dos dry shampoos, embora possa ser aplicado em cabelos mistos, com raízes oleosas e pontas secas de modo a equilibrar a oleosidade em todo o comprimento dos fios. 

O shampoo a seco também limpa e perfuma os cabelos secos e confere mais volume a cabelos finos. Só não é aconselhado para cabelos demasiado finos na medida em que pode deixar os fios colados uns aos outros.

Se tiver cabelos escuros o ideal é optar por um shampoo seco especial para as morenas, estes não deixam os fios tão esbranquiçados. 

Como lavar o cabelo com shampoo a seco?

Agora que sabe para que serve este produto maravilha, só falta mesmo descobrir como aplicar shampoo seco, não é verdade? Pois não lhe vamos fazer perder tempo! A explicação sobre como lavar o cabelo com shampoo a seco ou dry shampoo é muito simples:

  • Reparta o cabelo de modo a conseguir aplicar o spray perto da raiz (não o faça diretamente no couro cabeludo para o pó não obstruir os poros).
  • Borrife o produto a uns 20 ou 30 centímetros de distância da raiz, por todo o cabelo.
  • Massaje para que o produto penetre melhor no cabelo.
  • Deixe atuar durante 5 minutos.
  • Escove o cabelo de modo a remover a camada branca do shampoo a seco. 
  • E já está!

Shampoo seco faz mal ao cabelo?

Não. O shampoo seco não faz mal ao cabelo… se não abusar! Ou seja, se utilizar o produto com muita frequência acaba por obstruir os poros e deixar os fios ressequidos, e se não aplica-lo corretamente pode até ocasionar irritação no couro cabeludo (dermatite), mas se usar pontualmente e de forma adequada, não há qualquer risco.

No entanto, nunca é demais frisar que o shampoo a seco é uma espécie de solução de emergência para melhorar o aspeto do cabelo num dia em que não consegue ter tempo para o lavar, ou seja, a limpeza que obtém com um este tipo de spray é artificial e não substitui o shampoo tradicional.

É verdade que o efeito é sedutor e até se mantém às vezes por dois dias, mas nada substitui a água e o shampoo habitual na lavagem do cabelo, sim? Essa é a única forma de lavar, limpar efetivamente e expulsar todos os resíduos! 

 

Shampoo seco caseiro

Existem vários tipos de shampoo a seco no mercado para absorver a oleosidade do cabelo e conferir volume à raiz, mas se preferir pode fazer um shampoo seco caseiro para manter o seu cabelo limpo e bonito nos dias em que não consegue ter tempo para usar o shampoo convencional. Conheça uma receita!

 

Shampoo seco de amido de milho

  1. Misture 2 colheres de sopa de amido de milho com 1 colher de chá de fermento em pó e, se o seu cabelo for escuro (castanho ou preto) acrescente 2 colheres de sopa de cacau em pó (ou canela em pó no caso de ter o cabelo ruivo). 
  2. Depois, se o seu cabelo não for oleoso, junte ao preparado, 6 a 10 gotas de um óleo essencial à sua escolha para perfumar o cabelo.
  3. Junte tudo muito bem até obter um pó fino e solto e depois aplique no cabelo. 
  4. Deixe atuar uns minutos e retire com escovagem, até que os fios fiquem sem resíduos do produto.

Essa receita de shampoo seco caseiro é muito fácil de elaborar e adequada a todos os tons de cabelo, pois como viu, basta acrescentar os ingredientes de acordo com a cor dos fios. Já a base da receita, o amido de milho é – independentemente da cor do cabelo – dos ingredientes mais usados num shampoo seco para cabelo oleoso devido à sua alta capacidade de absorver a gordura.

Consulta Gratuita

Consulta Gratuita

Entre em contacto para mais informações.
Consulta de Avaliação Gratuita.