marcar Consulta Online
+351 937 553 261 (Chamada para Rede Móvel Nacional)
Consulta Online

pt

Cabelo saudável: dicas para fios fortes e brilhantes

Ter um cabelo saudável é, mais do que uma questão de estética, um reflexo do seu bem-estar geral. Afinal, o cabelo é a moldura do rosto e uma parte fundamental da sua identidade. Porém, há que seguir alguns cuidados para manter aquele brilho radiante e a sensação de fios saudáveis ao toque. 

Continue a ler para explorar os segredos de um cabelo saudável, sem abrir mão do estilo! 

 

O que é um cabelo saudável?

É um cabelo perfeito? Ora, não se trata disso, até porque, seguramente, já passou por dias difíceis em que sentiu dificuldade para domar o cabelo, não é verdade? Pois um cabelo saudável é um cabelo com um aspeto bonito, mas também forte, hidratado e brilhante. Um cabelo que independentemente de estar de bom ou mau humor, mantém a vitalidade necessária para resistir aos desafios do dia a dia.

 

Fatores que promovem o crescimento capilar saudável

Um cabelo saudável depende de vários cuidados diários, entre eles:

Alimentação balanceada: o que come reflete-se diretamente na saúde do seu cabelo, sendo as vitaminas A, C, E e as vitaminas do complexo B, além de minerais como ferro e zinco, essenciais para garantir cabelos fortes e saudáveis.

Saber mais

Hidratação constante: os cuidados de hidratação também ajudam a alcançar um cabelo saudável, pelo que convém investir em produtos que mantenham os fios nutridos, especialmente em climas mais secos ou após o uso de secadores e pranchas de alisamento.

Saber mais

Massagens no couro cabeludo: massagens suaves podem ajudar a estimular a circulação sanguínea, promovendo o crescimento dos fios e deixando o cabelo saudável.

Proteção solar: usar chapéu ou protetor capilar com FPS é uma excelente forma de garantir um cabelo saudável, prevenindo os danos causados pelo sol durante o verão e evitando a desidratação e a queda do cabelo.

Fatores que comprometem a saúde capilar

Infelizmente, não basta cuidar do cabelo: também é preciso evitar fatores que podem prejudicar a saúde capilar, como…

Exposição excessiva ao calor

Pranchas, secadores e modeladores são excelentes ferramentas para criar estilos únicos, mas o uso excessivo pode comprometer a saúde capilar, deixando os fios quebradiços e ressequidos. Por isso, antes de usar uma ferramenta de calor, aplique um protetor térmico para manter o cabelo saudável.

Uso excessivo de produtos químicos

Colorações, alisamentos e permanentes podem danificar os fios. Logo, para manter o cabelo saudável deve evitar estes procedimentos em espaços curtos, e se necessário, apostar em tratamentos para reparar os danos.

Falta de cuidados com o couro cabeludo

Se costuma manter o foco nos fios, lembre-se que para assegurar um cabelo saudável também precisa de dar atenção ao couro cabeludo, e isso porque a falta de higiene e o acúmulo de resíduos podem levar a problemas como caspa e queda de cabelo.

Cuidados para ter um cabelo saudável 

Agora que já sabe quais são os fatores que promovem e comprometem a saúde capilar, importa conhecer as melhores dicas para cabelos fortes e saudáveis.

 

1. Escolha produtos adequados para o seu tipo de cabelo

Usar os produtos capilares certos faz toda a diferença, pelo que antes de pegar num shampoo ou condicionador, deve conhecer o seu tipo de cabelo para escolher as fórmulas que atendem às suas necessidades e garantem um cabelo saudável.

  • Cabelo seco: opte por shampoos e condicionadores hidratantes, ricos em óleos naturais. Se possível, aplique também uma máscara nutritiva uma vez por semana para garantir um cabelo saudável.
     
  • Cabelo oleoso: prefira fórmulas leves, sem sulfatos agressivos, que limpem sem ressequir, e evite aplicar condicionador na raiz do cabelo para não estimular a oleosidade.
     
  • Cabelo misto: raiz oleosa e pontas secas? Experimente usar um shampoo equilibrante e hidratar apenas do meio para as pontas, para ficar com o cabelo saudável.
     
  • Cabelo fino: utilize produtos para dar volume, que podem ajudar a conferir mais corpo aos fios, e evite fórmulas muito pesadas, que podem deixar o cabelo com um aspeto oleoso e sem vida.
     
  • Cabelo pintado, alisado ou com permanente: invista em produtos específicos para cabelos tratados, que ajudem a reparar os danos e a manter a cor vibrante por mais tempo.

 

2. Evite lavar o cabelo em excesso

Se não resiste a lavar o cabelo todos os dias, tome atenção a esta dica para manter o cabelo saudável: a lavagem excessiva pode remover os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo, deixando os fios ressequidos. Desta feita, se tem um cabelo oleoso, pode lavá-lo dia sim, dia não, mas evitando shampoos muito agressivos. Agora, se tem um cabelo normal a seco, uma lavagem duas a três vezes por semana é suficiente. Cabelo crespo? A lavagem pode ser ainda menos frequente e, inclusive, pode adotar técnicas como o co-wash (lavar apenas com condicionador específico) para conservar um cabelo saudável.

3. Corte regularmente as pontas

Se quer um cabelo saudável e bonito, não tenha medo da tesoura! Cortar o cabelo regularmente ajuda a prevenir as indesejáveis pontas espigadas e mantém os fios com mais força e vitalidade. De quanto em quanto tempo cortar? O ideal é cortar a cada dois a três meses, mesmo que seja só para tirar as pontas. Este pequeno hábito ajuda a manter o cabelo saudável.

 

4. Use menos produtos com álcool

Ponha de parte artigos capilares com alto teor de álcool na composição, como mousses e sprays fixadores muito fortes que podem prejudicar a saúde do cabelo, deixando-o frágil e propenso à quebra. Para exibir um cabelo saudável prefira finalizadores e leave-ins com fórmulas hidratantes, que protejam os fios enquanto estilizam.

 

E se o cabelo começar a perder a saúde?

Se o cabelo começar a ficar mais frágil, quebradiço ou com queda excessiva, deve agir de imediato antes que a situação piore. À partida, conseguirá reverter a situação e voltar a exibir um cabelo saudável, com cuidados de hidratação específicos, que evitam a quebra dos fios. No entanto, se a queda de cabelo for excessiva, deve procurar por ajuda especializada para perceber quais são os fatores que estão a provocar a queda de cabelo (entre stress, desequilíbrios hormonais ou heranças genéticas) e quais são as melhores formas de recuperar a saúde e beleza do cabelo.

 

Quando considerar um transplante capilar?

Quando a queda de cabelo se tornar excessiva e começar a afetar a sua autoestima. Nesse caso, o transplante capilar pode ser uma excelente solução, mas apenas se os tratamentos tradicionais não funcionarem e/ou se a queda de cabelo for irreversível.

Na Master Group, estamos prontos para ajudá-lo a recuperar a confiança e o cabelo saudável que merece. 

Consulta Gratuita

Consulta Gratuita

Entre em contacto para mais informações.
Consulta de Avaliação Gratuita.