Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte os nossos Política de Privacidade.

OK
marcar Consulta Online
+351 937 553 261 (Chamada para Rede Móvel Nacional)
Consulta Online

pt

Nutrição capilar: o segredo de um cabelo brilhante e macio

Faz parte do cronograma capilar, pode ser feita em casa e traz benefícios para todos os tipos de cabelo. Qual é coisa qual é ela? Nutrição capilar, claro! Acertou! Talvez não saiba é como atua este tratamento nem como se deve aplicar para repor os nutrientes que o seu cabelo precisa para um look fantástico. Acompanhe-nos!

Manter a nutrição capilar em dia é manter um visual irrepreensível com um cabelo saudável, brilhante e macio. Era bom que não fosse necessário dar mais atenção ao cabelo do que aquela que se dispensa com a utilização de um shampoo (muitas vezes com acondicionador integrado para facilitar o processo), mas a verdade é que esse procedimento não é suficiente porque apenas limpa o cabelo, não repõe os nutrientes que ele perde todos os dias.

Como é que perde os nutrientes? Por exposição a uma série de agentes externos como a poluição, vento, raios solares, coloração, descoloração, uso de secador e prancha de alisamento, etc.

E estes são apenas alguns dos fatores que podem danificar o seu cabelo. E quando dizemos podem, estamos a ser simpáticos porque a verdade é que danificam mesmo.

Nesse sentido, convém-lhe ler este artigo e aprender o porquê e o como da nutrição capilar para devolver o movimento, brilho, maciez e força ao seu cabelo. De forma rápida e eficaz!

O que é a nutrição capilar?

A nutrição capilar é um tratamento contra ressecamento que tem por objetivo devolver os lípidos do cabelo, ou seja, a gordura responsável pela oleosidade natural na estrutura dos fios.

Essa gordura é produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, é rica em lípidos e tem como missão conferir uma camada protetora capaz de deixar os cabelos muito macios e brilhantes. Ora, a nutrição capilar é precisamente o ato de restaurar essa camada protetora, retendo a hidratação no interior dos fios de cabelo e protegendo a queratina, proteína responsável pelo brilho, elasticidade e força. 

Apesar de ser indicada para todos os tipos de cabelo, a nutrição capilar traz ainda mais benefícios a cabelos ressecados, encaracolados e crespos que têm mais tendência a frisar.

 

Cronograma capilar

Nutrir o cabelo é um dos três tipos de tratamentos do chamado cronograma capilar, uma rotina de cuidados capilares que combina hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Por isso, se pesquisou por “hidratar cabelo” e chegou a este artigo é porque a primeira etapa do cronograma capilar é, precisamente, a hidratação, cujo objetivo é repor a água e a humidade dos fios de cabelo. 

Na segunda etapa, nutrição, o objetivo é repor os nutrientes e lipídios e na terceira etapa, reconstrução capilar, o objetivo é repor a proteína, principalmente a queratina.

 

Vantagens de nutrir o cabelo

A nutrição capilar devolve a oleosidade natural e elimina o ressecamento do cabelo. Este é o seu principal benefício, mas o tratamento traz outras vantagens. Uma delas é a criação de uma barreira lipídica ao redor da fibra capilar que retém a água e faz a hidratação para cabelo.

O resultado é um cabelo mais saudável: brilhante, macio, sedoso, forte, sem pontas duplas, sem ressecado, com menos frizz, com volume controlado… e cheio de vitalidade!

 

Tipos de Nutrição Capilar

Regra geral a nutrição capilar pode ser feita de duas formas: através de uma máscara para cabelo ou através de humectação (ou umectação, usando o termo em português do Brasil).

 

Humectação

Os óleos naturais fazem parte da rotina de cuidados de beleza com o corpo e cabelo há milénios, e o alto poder de reparação, nutrição e hidratação para cabelos e pele que eles oferecem continua a conquistar cada vez adeptos.

A humectação (ou umectação) é feita em cabelo seco através de óleo vegetal (azeite, óleo de argan, óleo de rícino, óleo de coco…), deixando-se o produto atuar durante meia hora, antes de lavar.

Em caso de cabelo muito ressequido, o ideal é a humectação noturna, feita com óleos vegetais que só são retirados do cabelo no dia seguinte, ao lavar.

Máscaras

Mais do que uma tendência, as máscaras de nutrição e hidratação para cabelo passaram a ser um hábito na vida de muitas pessoas, com cada vez mais produtos a incluir óleos na sua composição, para aliar o poder da natureza à cosmética.

Daí que as principais máscaras de nutrição capilar sejam compostas por óleos e manteigas que repõem a oleosidade natural dos fios durante a lavagem do cabelo.

Pode ser óleo de amêndoas, de argan, coco, damasco, etc, e pode-se combinar com arginina, proteínas, ceramidas, manteiga de karité e aminoácidos, entre outros ingredientes. 

Máscaras de nutrição capilar caseiras

Agora que conhece os dois tipos de nutrição capilar, saiba que é possível nutrir e hidratar o cabelo em casa com óleos, frutos e outros produtos que tem na cozinha. 

 

Máscara para cabelo à base de óleo de coco

Misture 2 medidas de óleo de coco com 1 medida de azeite numa taça e depois aplique no cabelo seco, sobretudo nas pontas. Deixe atuar durante 20 minutos e lave. O óleo de coco ajuda a nutrir, amaciar, controlar o frizz e tem um cheirinho muito agradável!

 

Máscara para cabelo com banana

Coloque numa liquidificadora 1 banana madura e 1 colher de sopa de mel e misture bem até formar uma papa. De seguida aplique no cabelo e deixe atuar durante cerca de 15 minutos, antes de lavar. A banana é particularmente indicada na hidratação para cabelos danificados e para nutrir o cabelo frágil porque o potássio que contém ajuda a fortalecer os fios.

Máscara de nutrição com maionese

Lave o cabelo com shampoo e depois aplique a maionese (caseira) até às pontas. Deixe atuar durante 30 minutos e a seguir passe por água e coloque o condicionador habitual. A maionese é uma excelente máscara de nutrição porque contém ovos com gorduras, proteínas e enzimas para remover a oleosidade; óleo vegetal para reduzir o frizz e vinagre para selar as cutículas e dar brilho.

 

Nutrição capilar através da alimentação

Um cabelo bem nutrido não é apenas aquele que é tratado com shampoos, amaciadores e máscaras indicadas para fazer a nutrição e hidratação do cabelo, de fora para dentro.

A nutrição capilar também pode e deve ser feita de dentro para fora, ou seja, através de alimentos ou mesmo de planos alimentares individualizados para a saúde capilar, que incluam proteínas e vitaminas importantes para o cabelo, como por exemplo, fígado, gema de ovo, carnes vermelhas, vegetais de folha verde escura, cenoura, tomate, sardinhas, bacalhau, salmão, feijão, arroz integral , pimento, alho, amendoins, castanhas, amêndoas, nozes, manga, abacate e, claro, muita água!

Cansado de nutrir o cabelo e, mesmo assim, ver a queda de fios a progredir?

Existem várias formas de prevenir a falta de cabelo, mas quando ele insiste em debandar só há uma solução definitiva para lhe devolver a aparência de outros tempos: o transplante capilar! Consulte-nos para mais informações. 

Consulta Gratuita

Consulta Gratuita

Entre em contacto para mais informações.
Consulta de Avaliação Gratuita.