Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte os nossos Política de Privacidade.

OK
marcar Consulta Online
+351 937 553 261 (Chamada para Rede Móvel Nacional)
Consulta Online

pt

Prótese capilar: mais do que uma cabeleira postiça

Hoje em dia não precisa de andar a exibir a calvície, insatisfeito com o seu aspeto fisionómico, quando existem tantas soluções para acabar ou pelo menos para disfarçar a queda de cabelo! E uma delas é precisamente a prótese capilar. Não é uma solução capaz de devolver os cabelos perdidos, mas devolve a autoestima!

Além disso, o valor de uma prótese capilar não é proibitivo e os resultados são bastante satisfatórios e imediatos, independentemente do modelo e tipo de prótese capilar masculina ou feminina que resolver usar. 

Continue a ler e conheça melhor esta excelente alternativa à única forma de resolver o assunto em definitivo: o transplante capilar.

 

O que é uma prótese capilar?

Uma Prótese capilar é uma peça que se fixa na cabeça do paciente de forma temporária e que tem por objetivo cobrir áreas calvas ou com pouco cabelo de forma natural e confortável.

Independentemente de os fios de cabelo serem colocados individualmente ou em grupos, serem sintéticos ou humanos, este tipo de prótese tem uma base tão fina que parece a pele humana!

Por isso, as próteses capilares são aconselhadas em caso de calvície androgenética, alopecia e tratamento de quimioterapia, entre outros motivos que alterem a estética do paciente.

Tipos de prótese capilar

Existem diferentes tipos de prótese capilar para dar resposta a vários casos de queda de cabelo, de entre os quais destacamos os seguintes:

 

Prótese capilar parcial

Cobre apenas uma zona da cabeça e tem de ser fabricada de forma a adequar-se ao cabelo natural do paciente, apresentando o mesmo tom e textura.

 

Prótese capilar total

Cobre completamente a cabeça do paciente e por esse motivo pode fugir do seu tom e textura natural.

 

Prótese capilar sintética

É feita com fios sintéticos que não podem ser pintados nem sofrer modificações químicas.

 

Prótese capilar natural

É feita com fios de cabelo humanos e pode sofrer modificações químicas (coloração, alisamento, etc). Este modelo é mais duradouro do que o sintético, mas também é mais caro.

 

Prótese capilar pré-fabricada

É limitada a alguns modelos disponíveis no mercado que se podem ajustar ao tipo de necessidade do paciente, sendo os mais comuns o chamado toupee, o modelo de prótese capilar masculina que cobre apenas o topo da cabeça, e o modelo full cap, que cobre toda a cabeça.

 

Prótese capilar sob medida

É feita especificamente para um cliente e pode ser parcial ou total e apresentar cabelos humanos ou sintéticos.

 

Prótese capilar monofilamento

Prótese bastante durável porque usa um material altamente resistente que também tem a vantagem de criar uma imagem semelhante ao couro cabeludo natural.

 

Prótese capilar micropele

Prótese feita de silicone ou poliuretano que também oferece um resultado natural porque adere bem ao couro cabeludo e tem bastante resistência. No entanto, estas peças precisam de ser removidas com alguma frequência, para higienização da prótese e da cabeça do paciente.

 

Prótese capilar masculina

Tanto a prótese capilar masculina como a prótese capilar feminina são confecionadas para substituir o cabelo perdido em qualquer zona da cabeça, mas os homens usam mais a chamada prótese parcial, porque é uma excelente solução para esconder os efeitos da calvície provocada pela alopecia androgenética que afeta a parte frontal e o centro da cabeça.

 

Prótese capilar feminina

Apesar de existirem vários modelos de prótese capilar, o processo de fabrico, colocação e uso é igual para a prótese capilar masculina e prótese capilar feminina.

Ainda assim, as senhoras costumam optar por próteses inteiras que cobrem a totalidade do couro cabeludo e por modelos sob medida: com a cor, a densidade, ondulação e textura do seu cabelo natural, para harmonizar a transição entre os cabelos naturais e os fios ou cabelos da prótese.

Contudo, em casos de calvície, a prótese capilar feminina pode ser parcial, ou seja, pode cobrir só uma zona da cabeça.

 

Qual o tempo médio de duração de uma prótese capilar?

Regra geral, o tempo médio de duração de uma prótese capilar é de 6 meses a 2 anos, sendo que a durabilidade da peça depende da qualidade e resistência do material utilizado, rotina do paciente e cuidados de higiene.

E isto porque, apesar de poder recolher informação diversa quando procura por uma resposta para “duração prótese capilar”, a verdade é que a maioria das próteses capilares são microperfuradas e possibilitam a ventilação do couro cabeludo, mas mesmo assim é necessário removê-las para higienização e trocá-las de tempos a tempos.

 

Vantagens e desvantagens das próteses capilares

Entre as principais vantagens das próteses capilares está a possibilidade de camuflarem a falta de cabelo e de o fazerem de modo rápido e quase imediato, sem grande dispêndio financeiro (em comparação com um transplante capilar).

E embora não sejam uma solução definitiva como o transplante capilar, têm grande durabilidade e permitem que o paciente realize todas as atividades normais, incluindo praticar desporto, tomar banho, nadar, dormir, etc.

Além disso, são uma excelente alternativa para quem não quer ou não pode resolver o seu problema de queda de cabelo definitivamente, com um procedimento cirúrgico como o transplante capilar.

Por fim, o processo é reversível e existem poucas contraindicações, que seriam às raras pessoas com alergia aos materiais usados no fabrico das próteses capilares ou com doenças do couro cabeludo. 

No que toca às desvantagens das próteses capilares, há a ressalvar que não são propriamente uma solução para a falta de cabelo, mas mais uma camuflagem e requerem, como já vimos, manutenção periódica. Além disso, e apesar de serem mais baratas que a única solução definitiva (transplante capilar), dependendo do modelo e qualidade do material, podem ter um valor proibitivo para algumas pessoas. E terá obrigatoriamente que ser substituída ao longo do tempo o que resulta num custo acrescido.

 

A prótese capilar é uma solução para a queda de cabelo?

Não. A prótese capilar não é uma solução para a queda de cabelo, é uma forma de disfarçar o problema e devolver a autoestima ao paciente. 

 

Qual o preço de uma prótese capilar?

Antes que perca tempo a pesquisar por “prótese capilar preço”, saiba que o preço de uma prótese capilar varia de acordo com o modelo, tamanho e material de fabrico, mas podemos adiantar-lhe desde já que as próteses capilares mais baratas são as pré-fabricadas em cabelo sintético e as próteses capilares mais caras, feitas sob medida com cabelo humano.

Em todo o caso, para ter um valor concreto, deve pedir uma avaliação numa clínica especializada em cuidados e tratamentos capilares.

 

Quais as diferenças entre prótese capilar e transplante capilar?

A prótese capilar é – grosso modo – uma cabeleira postiça, e por isso não é nem um método prático nem definitivo para colmatar a falta de cabelo. Contudo, pode ser a única solução para pacientes que não podem ser submetidos a uma cirurgia de transplante capilar. 

Ao invés, o transplante capilar é definitivo. Trata-se de um procedimento cirúrgico pouco invasivo que proporciona resultados imediatos e iguais ao cabelo natural do paciente, precisamente porque são usados no implante os cabelos do próprio paciente (recolhidos de uma área mais abundante). Assim, o problema fica resolvido de forma permanente, indolor, segura e absolutamente natural. 

Antes ou mesmo depois de usar uma prótese capilar, não perde nada em pesquisar por mais informação sobre transplante capilar. Se concorda connosco, clique aqui!

Consulta Gratuita

Consulta Gratuita

Entre em contacto para mais informações.
Consulta de Avaliação Gratuita.