Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte os nossos Política de Privacidade.

OK
marcar Consulta Online
+351 937 553 261 (Chamada para Rede Móvel Nacional)
Consulta Online

pt

Principais cuidados com o cabelo no verão

Verão! Sol, calor, praia, areia, mar, piscina… e cabelo ressequido, enfraquecido e com pontas duplas?! Não dê férias à cabeça! Se tiver alguns cuidados com o cabelo no verão, não tem de ser assim! Basta adotar alguns hábitos e usar produtos capilares específicos para deixar os cabelos protegidos, fortes e mais resistentes durante esta estação.

Não é fácil passar pelos meses mais quentes do ano com uma cabeleira linda, mas se tiver em conta alguns cuidados com o cabelo no verão, também não é impossível.

Basta combater a ação dos agentes externos: os raios UVA e UVB que oxidam o cabelo e estimulam a perda da queratina e da cor; o vento que quebra os fios; o sal que abre a cutícula, retira a água e deixa o cabelo sem brilho e até a areia que leva o cabelo na praia a ganhar mais frizz!

Felizmente que estes efeitos nefastos podem ser evitados com a adoção de atitudes que protegem o cabelo e com a utilização de produtos que evitam que ele seque e fique quebradiço. Continue a ler e conheça as nossas dicas de cabelo no verão!

 

Para começar… a água da praia estraga o cabelo?

Estraga, sim. Apesar de ficar com um efeito mais vivo, o cabelo mergulhado na água do mar durante algumas horas, acaba por secar, embaraçar, quebrar e perder o brilho.

E isso porque a água do mar é salgada devido à alta concentração de cloreto de sódio, uma substância que abre as cutículas capilares e deixa os fios mais propensos a perderem a humidade natural.

Além disso, a água da praia estraga o cabelo porque o cloreto de sódio “limpa” tudo o que estiver nos fios, ou seja, prejudica o efeito de uma escova progressiva e retira a tinta mais depressa, em caso de coloração.

 

Quais os produtos de cabelo para usar na praia?

Tal como existem produtos para a pele (como protetores solares) e adereços (como óculos de sol e chapéus), também existem vários produtos para cuidados com o cabelo no verão. Produtos de cabelo para usar na praia que não deixam passar as agressões externas para as fibras capilares e que por isso deve incluir na sua rotina diária nestas férias para manter o cabelo na praia bonito e brilhante.

 

Então… o que usar para proteger o cabelo na praia?

  • Chapéu
    Em primeiro lugar, para não estragar os fios de cabelo, deve usar chapéu ou boné, exceto quando estiver à sombra, pois o couro cabeludo também precisa de respirar para não acumular humidade e suor e facilitar outro tipo de problemas capilares (como seborreia e caspa) que iriam exigir mais cuidados dos cabelos na praia. Vale também escolher um chapéu com fibras naturais e que seja respirável.
     
  • Água doce
    Uma atitude simples, mas bastante eficaz é passar o cabelo por água doce sempre que sai da água do mar ou da piscina. Esse hábito vai diminuir a permanência e permitir uma menor absorção de sal e cloro.
     
  • Protetor solar
    Mais informações sobre o que usar para proteger o cabelo na praia? Seja em óleo, espuma ou creme de cabelo para a praia, aplique um protetor solar para os seus fios não ressecarem nem perderem a cor e o brilho.
     
  • Leave-in
    Já tem um leave-in com filtro solar para usar antes e durante a exposição solar? Este tipo de produto cria uma barreira que impede os agentes externos de danificarem o cabelo.
     
  • Shampoo revigorante
    E depois de um dia de praia é preciso limpar muito bem o cabelo com a utilização de um shampoo específico que nutra, revigore e tonifique. Existem também cuidados com o cabelo loiro na praia à base de shampoos próprios para manter a cor sempre viva.
     
  • Máscara nutritiva
    Como manter o cabelo hidratado na praia? Além de um shampoo específico, use uma máscara nutritiva e revitalizante logo após a exposição solar e à água do mar, para assim reparar e proteger o cabelo, particularmente o cabelo loiro e pintado. Inclusive, há máscaras para cabelos com coloração que evitam o desbotamento e a perda de cor.

E sobre a hidratação capilar pós praia?

Faz bem em perguntar sobre a hidratação capilar pós praia, porque mesmo com estas dicas de cabelo no verão, é natural que não consiga evitar que depois de um período de vários dias na praia, o seu cabelo fique seco, sem brilho e quebradiço.

Para um tratamento cabelo pós praia, há que fazer então uma hidratação capilar pós praia intensa para repor a água perdida. E tratando-se de uma loira na praia (é o seu caso?) o conselho vai para a utilização de um shampoo roxo para neutralizar o tom amarelado.

 

E sobre cuidados com o cabelo na piscina?

Sim, os cuidados com o cabelo na piscina também são fundamentais. Como sabe, o cloro é uma substância química utilizada para deixar a água da piscina sempre limpa. Mas se por um lado é um produto amigo da sua saúde, por outro é inimigo do seu cabelo.

E isso porque quando a água entra em contato com o cabelo, é absorvida pelos fios, deixando-os vulneráveis à penetração do cloro que os enfraquece e torna mais suscetíveis à queda.

Mais! O cloro é particularmente nocivo para as loiras. Além de deixar os cabelos com um tom esverdeado, seca e danifica as fibras abrindo as pontas. Dai que o ideal é não dar tempo ao cloro para agir e passar o cabelo por água doce assim que sair da piscina ou lavá-lo com um shampoo de limpeza anti resíduos. Não sendo possível, recomendamos hidratações constantes e máscaras nutritivas pontuais nos seus cuidados com o cabelo na piscina.

O que usar no cabelo antes da piscina?

Bom, quer saber especificamente o que usar no cabelo antes da piscina? O mesmo que deve usar na praia! Chapéu e protetor solar para o cabelo, principalmente. Mas na piscina, é vivamente recomendado o uso de um leave-in ou protetor de cabelo para piscina em spray (de preferência com filtro solar) para criar uma barreira protetora e dificultar o contato dos fios de cabelo com a água com cloro.

Além disso, pode usar uma touca, mas não o faça por um período muito prolongado para não causar descamação. E sendo possível, deve molhar o cabelo com água doce antes de mergulhar para que fique saturado de água e a ação do cloro não seja tão nefasta. E por fim… uma dica de ouro: beber muita água por dia para promover a hidratação! Porque apesar de existirem muitos produtos para proteger o cabelo do cloro da piscina, a hidratação do cabelo começa na hidratação do corpo.

Se mesmo com cuidados reforçados, o seu cabelo tem tendência a quebrar e a cair, não hesite em consultar a Master Group. Temos uma equipa médica certificada que realiza transplantes capilares e tratamentos para prevenir a queda de cabelo.

Consulta Gratuita

Consulta Gratuita

Entre em contacto para mais informações.
Consulta de Avaliação Gratuita.