Cabelo Frisado – 4 dicas para o Verão
Embora a maresia facilite o aspeto mais frisado do cabelo, a verdade é que a sua ação não é sempre a mesma e vai variar em função do próprio tipo de cabelo.
ler maisO cabelo é um dos elementos mais importantes do rosto. A sua condição, brilho, coloração e até mesmo corte, diz muito em relação à pessoa e configura um importante elemento de comunicação não verbal.
Por isso, a primeira preocupação em relação a qualquer cabelo é aprender a lavá-lo de modo conveniente e adequado, pois este pode ser o segredo que falta para conseguir fios de cabelo soltos, com movimento e com brilho.
Embora lavar o cabelo possa ser considerada uma tarefa sem grandes mistérios a verdade é que muitas vezes a simples escolha do shampoo, ou o modo de o aplicar, a quantidade aplicada ou demais produtos suplementares que acrescentamos na nossa lavagem podem influir diretamente o resultado final que obtemos.
É importante que escolha o shampoo mais adequado, em função do seu tipo de cabelo (seco, normal, oleoso) e estado de cabelo (pintado, com caspa, fraco, com tendência para queda, entre outros). Opte por um shampoo que limpe os fios de cabelo sem os deixar secos ou com excesso de gordura no couro cabeludo.
A aplicação da quantidade ideal de produto no cabelo é um passo fundamental para a obtenção de resultados. Se tiver cabelo curto, médio ou longo a quantidade de shampoo a utilizar deve ser proporcional.
Como medida de referência, uma pequena noz de shampoo para o cabelo curto, o dobro deve ser utilizado para os cabelos médios e o triplo deve ser o aplicado nos cabelos longos.
Para a lavagem dê preferência à água morna ou mais fria, pois aquela extremamente quente elimina a camada de gordura protetora dos cabelos. Assim, deve colocar o shampoo na palma das mãos e esfregar as duas mãos no cabelo, aplicando o produto em todo o seu comprimento e aos poucos, começando na raiz.
Nesta tarefa deve ainda ter a preocupação de usar as pontas dos dedos e não as unhas. Depois de finalizada esta ação, a lavagem deve ser cuidadosa de modo a retirar qualquer vestígio de shampoo.
A utilização de um produto como o condicionador em todas as lavagens, é uma mais valia. O condicionador é responsável por fechar as cutículas dos fios de cabelo facilitando o desembarace após a lavagem.
Em relação às máscaras, que têm fórmulas com ingredientes concentrados, as mesmas devem ser aplicadas nas madeixas de 15 em 15 dias ou mensalmente, conforme o estado do cabelo. Estas máscaras devem ser aplicadas entre o shampoo e o condicionador para que os ativos deste produto penetrem diretamente nos fios de cabelo.
A utilização correta destas dicas pode ser o que falta para que se tenha o cabelo saudável todos os dias.