Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte os nossos Política de Privacidade.

OK
marcar Consulta Online
+351 937 553 261 (Chamada para Rede Móvel Nacional)
Consulta Online

pt

Queda de Cabelo Feminino

A queda de cabelo feminino é uma situação bastante comum. Dado o ciclo de vida de um fio de cabelo é, aliás, muito natural que assim seja.

Achámos por bem começar com este pequeno reconforto, antes de avançarmos para os casos em que a queda de cabelo feminino pode ser excessiva. O número mágico é o 100.

Enquanto a queda de cabelo feminino, mais especificamente a perda de fios de cabelos, andar em torno dos 100, por dia, então está tudo bem. Claro que cada caso é um caso, mas este é o número utilizado como referência. Agora…é claro que não vai andar a contar os fios de cabelo perde por dia! 

Mas pode descansar porque mesmo antes de um dos seus cabelos se soltar (ou cair) – seja no banho, após a escovagem ou mesmo durante o sono – o mais certo é que o seu substituo já tenha nascido.

Hoje vamos falar da queda de cabelo feminino, sim, mas quando a mesma ocorre de forma excessiva. E o que é excessivo?

 

Queda de cabelo feminino em excesso

Quando falamos em excesso, falamos na perda diária de mais de 100 fios de cabelo. Muitos mais. Esta queda de cabelo feminino excessiva pode ter vários motivos.

Neles podemos incluir, por exemplo, o seu estilo de vida, eventuais alterações físicas pelas quais possa estar a passar, a utilização de produtos químicos de pouca qualidade e até mesmo a poluição ambiental.

Seja qual for a razão, existem alguns sinais aos quais deve prestar atenção. 

A diminuição da densidade capilar, o aparecimento de cicatrizes ou áreas do couro cabeludo a começarem a ficar sem cabelo, são sinais muito claros que lhe indicam uma queda de cabelo feminino excessiva.

Não tem mesmo que enganar. Quando for em excesso, vai reparar. E, quando isso acontecer, a primeira coisa que deve fazer é consultar um médico especialista na queda de cabelo feminino.

Em conjunto com o seu médico, será possível identificar a causa para a perda de cabelo em excesso e dar início ao tratamento mais adequado. E que causas podem ser essas?

 

Causas da queda de cabelo feminino

A queda de cabelo feminino poder ser influenciada das mais diversas maneiras. Seja de forma temporária ou contínua. 

Não raramente, as causas para a queda de cabelo nas mulheres acabam por estar ligadas a condições fisiológicas que derivam do estilo de vida adotado. 

O sentimento de stress constante ou uma dieta desequilibrada podem levar à queda de cabelo feminino. 

Por exemplo, sabia que um fio de cabelo é composto maioritariamente por proteína? 

Quando altera a sua dieta, deve ter isto em conta, para que os níveis perdidos por um lado, possam ser compensados por outro. E além da proteína há outra série de micronutrientes, como vitaminas e oligoelementos que são importantes para a manutenção da saúde do cabelo.

No mesmo sentido, a queda de cabelo feminino pode ocorrer devido a algumas condições de saúde mais graves (e até muito graves) que obrigam o corpo a acelerar certos processos. Esta aceleração tem efeitos na replicação de células de folículos, que deixam de compensar a perda de fios de cabelo.

Febres, infeções e outro tipo de doenças podem obrigar a um determinado tipo de tratamentos e medicações que influenciam o funcionamento destas células, levando à queda de cabelo feminino.

Outras causas para a queda de cabelo feminino poderão estar associadas a uma exposição excessiva a químicos (tinturas, alisamentos e até mesmo champôs, por exemplo) ou a alterações hormonais mais naturais, como as fases de gravidez, pós-parto, amamentação ou menopausa. 

Por último, esta queda excessiva de cabelo nas mulheres pode também ser hereditária. E, a estes casos, damos o nome de Alopecia Androgenética, cujo tratamento normalmente requer a utilização de medicamentos orais ou tópicos e inclusivamente até de transplantes capilares.

Seja qual for a sua situação, na Master Group vai encontrar uma variedade de tratamentos capilares adequados ao seu caso.

 

Tratamento para a queda de cabelo feminino

Existem vários tratamentos para a queda de cabelo feminino. No entanto, para que o sucesso dos mesmos tenha efeito, é necessário que a causa inerente à queda de cabelo feminino excessiva seja devidamente identificada.

Nesta página, poderá ver com mais detalhe alguns dos tratamentos capilares utilizados na Master Group, entre os quais se encontram, por exemplo, a utilização de vitaminas e oligoelementos.

No entanto, importa reforçar a importância de uma primeira consulta de avaliação, essencial para o diagnóstico correto. Por último, deixamos alguns procedimentos que deve evitar.

 

Como evitar a queda de cabelo feminino?

Os dois procedimentos mais importantes para evitar a queda de cabelo feminino são a alimentação saudável e o exercício físico regular. 

Em conjunto, estes dois comportamentos influenciam a sua saúde como um todo e podem diminuir o ritmo de queda do cabelo, uma vez que os nutrientes que lhe chegam até à raiz dependem também de uma circulação sanguínea saudável.

Algumas vitaminas podem também ser encontradas na forma de suplementos, de modo a compensar a eventual falta de vitaminas A ou B12, por exemplo. Nestes casos, é aconselhável que se informe também junto de um médico especialista, para que tenha consigo toda a informação disponível.

Tal como o corpo, também o couro cabeludo merece uma atenção especial. 

Uma higiene regular do couro cabeludo traz também efeitos benéficos que levar em conta. Escolhas como os champôs e os amaciadores de qualidade são fundamentais para um cabelo saudável, em conjunto com o ato de pentear, que ajuda a prevenir o aparecimento de caspa e a eliminar as células mortas. 

Lembre-se que o cabelo da mulher é um símbolo de feminilidade, cujas ligações à confiança e à autoestima são inegáveis. Evitar a queda de cabelo feminino requer apenas um conjunto de ações simples e um cuidado extra com o seu cabelo e nutrientes.

Cuidar do seu cabelo de forma saudável é como cuidar do seu corpo e da sua saúde psicológica.

Consulta Gratuita

Consulta Gratuita

Entre em contacto para mais informações.
Consulta de Avaliação Gratuita.