Todas as pessoas mais cedo ou mais tarde na sua vida, e aí a questão genética também tem um peso a considerar, acabam por ganhar os chamados cabelos brancos.
O que a maior parte das pessoas não sabe é a razão pela qual os cabelos começam a nascer brancos. Esta situação é explicável pela ação das células chamadas de melanócitos que existem na raiz dos nossos cabelos. Assim, quanto mais significativa for a presença desta célula, mais cabelos escuros iremos possuir, sendo o contrário igualmente verdade, isto é, quanto menor renovação das células melanócitos existir maior número de cabelos brancos aparecerão.
Esta situação em específico que acontece naturalmente à medida que vamos envelhecendo pode ainda ser mais ou menos precoce conforme as predisposições genéticas. A título exemplificativo podemos dizer que as pessoas de raça negra tendem a adquirir cabelos brancos muito mais tarde do que os de raça branca ou os orientais.
Concluindo refira-se ainda que a predominância de situações de alto stress associadas a inexistência de certos nutrientes no organismo ou mesmo de certas doenças (por exemplo, o albinismo) podem contribuir para o aparecimento de uma maior ou menor quantidade de cabelos brancos.