Mitos Cabelo: #7 - Cortar o cabelo em dias de lua cheia dá maior corpo e volume?

Esta crença popular tem a sua origem em algumas mitologias associadas aos povos agrícolas. Estes povos acreditavam que aquilo que era benéfico para as plantas e para o crescimento das várias produções agrícolas era replicável no crescimento do cabelo. Assim, defendiam que aparar os fios dos cabelo em dias de lua cheia seria uma forma de aumentar o seu volume. Pelo contrário, no quarto minguante, o efeito seria o oposto; na lua nova seria um bom momento para proceder a uma renovação de visual e no quarto crescente, o corte do cabelo seria imprescindível para aqueles que desejassem se tornar uma verdadeira Rapunzel.

 

cortar o cabelo em lua cheia

 

Não há provas que o calendário lunar influencie o crescimento do cabelo

Apesar desta crença popular na qual alguns ainda hoje acreditam, as investigações científicas não encontraram nenhuma evidência concreta e observável nesta proposta de corte que se reflete nas mudanças do calendário lunar.

O único foro de verdade científica nesta crença é que os fios de cabelo reagem à melatonina, uma hormona que entre outras coisas também tem o poder de controlar o sono e varia em função da luminosidade emitida pelo ambiente exterior. Por esta razão é observável que o ritmo de crescimento dos cabelos durante os meses do Inverno é ligeiramente mais lento.

OS NOSSOS PARCEIROS