Dicas para um cabelo perfeito todos os dias

O cabelo é um dos elementos mais importantes do rosto. A sua condição, brilho, coloração e até mesmo corte, diz muito em relação à pessoa e configura, inclusivamente, um importante elemento de comunicação não verbal. Sendo assim, a primeira preocupação em relação a qualquer tipo de cabelo é aprender a lavá-lo de modo conveniente e adequado. Este pode ser o segredo que faltava para conseguir fios de cabelo soltos, com movimento e com brilho.

Desta forma, embora lavar o cabelo possa em princípio ser considerada uma tarefa sem grandes mistérios a verdade é que muitas vezes a simples escolha do champô, ou o modo de o aplicar, a quantidade aplicada ou demais produtos suplementares que acrescentamos na nossa lavagem podem influir diretamente o resultado final que obtemos.

 

dicas para um cabelo perfeito

 

A escolha de um Champô adequado aos seus cabelos

Assim, e em primeiro lugar, a grande preocupação deve ser escolher o champô mais adequado em função do tipo e do estado em que se encontra o cabelo.

Idealmente deve-se optar por um champô que limpa os fios de cabelo sem os deixar secos ou com excesso de gordura no couro cabeludo.

Para que a escolha do champô seja a mais conveniente deve haver a preocupação de procurar na embalagem do produto a classificação que melhor corresponde ao tipo do seu cabelo (seco, normal, oleoso) e ainda o estado em que o mesmo se encontra (pintado, com caspa, com tendência para queda, fraco…).

Quantidade de champô a utilizar em cada lavagem

O passo seguinte é também extremamente importante e relaciona-se com a aplicação da quantidade ideal de produto no cabelo. Assim se o cabelo for curto, médio ou longo a quantidade de champô a utilizar deve ser proporcional. Tomando como medida de referência uma pequena noz de champô para o cabelo curto, o dobro deve ser utilizado para os cabelos médios e o triplo deve ser o aplicado nos cabelos longos.

Durante a lavagem, use água morna e dê prioridade às raízes do seu cabelo

No momento da lavagem propriamente dito, as preocupações não devem terminar. Para a lavagem deve-se dar preferência à água morna ou mais fria pois aquela extremamente quente elimina a camada de gordura protetora dos cabelos. Assim, deve-se colocar o champô na palma das mãos e esfregar as duas mãos no cabelo, aplicando o produto em todo o seu comprimento e aos poucos, começando na raiz. Nesta tarefa deve-se ainda ter-se a preocupação de usar as pontas dos dedos e não as unhas. Depois de finalizada esta ação, a lavagem deve ser cuidadosa de modo a retirar qualquer vestígio de champô.

Usar máscaras, condicionadores e amaciadores de cabelo

Finalmente, é ainda aconselhável a utilização de um produto como o condicionador em todas as lavagens. Ele é responsável por fechar as cutículas dos fios de cabelo facilitando o desembarace após a lavagem. Em relação às máscaras, que têm fórmulas com ingredientes concentrados, as mesmas devem ser aplicadas nas madeixas de 15 em 15 dias ou mensalmente, conforme o estado do cabelo. Estas máscaras devem ser aplicadas entre o champô e o condicionador para que os ativos deste produto penetrem diretamente nos fios de cabelo.

A utilização correta destas dicas pode ser o que falta para que se tenha o cabelo saudável todos os dias.

OS NOSSOS PARCEIROS