Dicas para proteger o cabelo do calor do secador

Qual o efeito dos secadores de cabelo e placas de alisamento no cabelo?

O secador e as placas térmicas de esticar o cabelo são acessórios importantes e cada vez mais utilizados, especialmente por todos aqueles que desejam ter os seus cabelos sempre perfeitos. Com a chegada do tempo frio, torna-se ainda mais comum, pois para proteger de gripes e outras doenças, as pessoas evitam deixar o cabelo secar naturalmente.

Todavia, para que os seus efeitos não sejam potencialmente nefastos para os seus cabelos é preciso que a sua utilização seja realizada com cuidado e precaução.

Quais os cuidados que devemos ter na utlização destes electrodomésticos no cabelo?

Assim e em primeiro lugar, é importante aplicar sempre um produto termoprotetor (protecção de calor) antes de iniciar a secagem. Isto é fundamental para proteger os fios de cabelos das altas temperaturas da secagem de cabelo.

Por outro lado, e durante a secagem, é fundamental que o bico do secador se encontre, no mínimo, a 15 cm de distância do cabelo. Numa distância inferior, os fios de cabelo que estejam sujeitos às altas temperaturas podem ficar opacos e danificados devido ao excesso de calor.

Um outro conselho que deve considerar, é que no final da secagem do cabelo deve passar o secador com ar frio por todo o cabelo de forma a evitar o potencial efeito frisado, tantas vezes indesejado.

 

proteger o cabelo do calor do secador de cabelo

 

Diferenças nos tipos de Secador de cabelo

Relativamente ao secador existem também alguns aspetos que devem ser levados em linha de conta. Por exemplo, utilizar um secador com uma potência até aos 1800 watts poderá ser a solução mais apropriada para uso doméstico e regular, especialmente para aqueles que não são profissionais de cabeleireiro e/ou com formação capilar. Caso utilize um secador com maior potência é possível que devido à falta de formação adequada e conhecimento, acabe a queimar os seus fios de cabelo.

Cuidados com as placas de alisamento

Finalmente, deixamos uma nota de extrema importância em relação às placas alisadoras e outros electrodomésticos utilizados para modelar o cabelo de variadas formas. Quando os mesmos são utilizados, o tempo de contatco entre o aparelho e o cabelo deve ser reduzido ao máximo, ou seja, deve ser utilizador pelo menor tempo possível. Nestes casos em concreto, deve ainda atender-se à necessidade de ter os cabelos completamente secos antes de iniciar este procedimento. Caso contrário, os fios de cabelo húmidos, em contato com as placas, podem queimar, ficar secos e estragados.