Barbie Careca para crianças que enfrentam a queda de cabelo

Há 5 anos atrás surgiu uma campanha na rede social Facebook, para a produção de bonecas barbies carecas. O que começou por ser uma distribuição apenas em hospitais dos Estados Unidos e Canadá, é hoje uma possibilidade para milhares de crianças em todo o mundo!

 

CONSCIENCIALIZAÇÃO DA QUEDA DE CABELO NAS CRIANÇAS

“Gostaríamos de ver uma Barbie bonita e calva, produzida para ajudar as meninas que sofrem de perda de cabelo devido a tratamentos contra o cancro, alopecia ou tricotilomania. Além disso, para as meninas que estão a ter problemas para lidar com a perda de cabelo das suas mães devido a tratamentos de quimioterapia. Muitas crianças têm alguma dificuldade em aceitar a mãe, irmã, tia, avó ou amiga que, repentinamente, passa de cabelos compridos a uma pessoa careca. Pensamos que acessórios como perucas, bandanas, cachecóis e chapéus poderiam ser incluídos. Este seria um grande mecanismo de defesa e compensação para meninas que enfrentam a sua própria queda do cabelo ou a perda de cabelo de um ente querido. Gostaríamos muito de ver uma parcela dos lucros ser dedicada à pesquisa e ao tratamento do cancro na infância. Vamos chamar a atenção da Mattel!”

 

barbie careca para crianças com queda de cabelo
(Imagem da Página "Beautiful and Bald Barbie")

 

É assim que foi apresentada a página, iniciada no Facebook, que pretendia levar a Mattel, empresa produtora de brinquedos e conteúdos infantis, a criar uma boneca Barbie careca, mas lindíssima, que ajudasse as crianças a lidar com problemas que implicam a queda de cabelo, como por exemplo os tumores, a alopecia ou a tricotilomania.   A iniciativa partiu de duas norte-americanas, Jane Bingham e Rebecca Sypin, no final de 2011, depois de Jane e Kin, a filha de 12 anos de Rebecca, terem perdido o cabelo devido a tratamentos de quimioterapia; a página conta já com praticamente 158 mil apoiantes.

Entretanto, em 2012, a Mattel, fabricante da boneca Barbie, confirmou que produzirá uma boneca sem cabelos para ser distribuída exclusivamente em hospitais infantis e outros centros de tratamento de crianças com cancro nos Estados Unidos e no Canadá: “A boneca será uma amiga da Barbie e possuirá acessórios que permitem que as crianças partilhem, no momento da brincadeira, experiências similares às que podem estar passando na vida real”, informou a assessoria de imprensa da Mattel no Brasil.

Nesta altura, em 2012, A Barbie careca não seria comercializada e não havia previsão de lançamento no Brasil.

Visite a página de facebook da campanha aqui e comece a seguir as novidades; não custa nada, mas pode vir a ter um fortíssimo impacto na vida de milhares de crianças; nós já lá fomos, já fizemos like e já pedimos aos nossos amigos e conhecidos para o fazerem também!

OS NOSSOS PARCEIROS