A água e os cabelos - Cuidados a ter com o seu cabelo

A água é fundamental para a vida e a sobrevivência do ser-humano. Sem água o Homem não poderia viver e a sobrevivência da espécie humana encontra-se cada vez mais comprometida à conta da poluição incontrolada e do uso desmedido que alguns fazem desta substância líquida.

Todos isto são verdades comummente aceites e reconhecidas. O que talvez a maior das pessoas não saiba é que a água possui ainda propriedades e características que devem ser ponderadas no seu uso em contato com os cabelos.

Cuidados a ter com o contacto da água nos cabelos

Desde logo é necessário atentar ao cloro que se encontra presente na água de uma maneira geral que é distribuída na rede de abastecimento público e especialmente em determinados espaços de uso coletivo, como sejam as piscinas. De facto, o cloro existente pode remover a proteção natural da fibra dos cabelos, promovendo uma rutura da cutícula dos fios. É por esta razão que o hábito de molhar permanentemente o cabelo com vista a retirar-lhe volume é prejudicial aos fios, tornando-os mais opacos e fragilizados.

Estas preocupações são ainda extensíveis à água do mar, isto é, água salgada, cujo uso continuado pode provocar efeito idêntico nos cabelos.

Temperatura da água, caspa e seborreia

Ainda relativamente ao uso da água nos cabelos, as preocupações com a temperatura da água não devem ser olvidáveis. O uso de água extremamente quente na lavagem dos cabelos pode torná-los opacos e ainda estimular o desenvolvimento de seborreia (caspa).

Concluindo, podemos dizer que cabelos desidratados, opacos e com fios com tendência para quebrar são alguns do efeitos do uso inadvertido da água sobre os cabelos. Para que esta situação seja minimizada é fundamental que se escolham para o cabelo os champôs e demais produtos adequados que podem minimizar estes efeitos nefastos.

OS NOSSOS PARCEIROS