Whey protein para o cabelo

07 outubro 2019 | Dicas para cabelos|
Whey protein para o cabelo

Se deseja um cabelo saudável e forte, tem pela frente um trabalho contínuo, pois os seus folículos capilares estão em constante crescimento e precisam ser nutridos com a quantidade apropriada de aminoácidos, vitaminas para o cabelo e minerais que possivelmente não está a conseguir em proporções adequadas, através da alimentação.

Já se sabe que com a correria do dia a dia é complicado tomarmos o tempo para nos alimentarmos bem, isso sem falar que a quantidade dos nutrientes existentes nos alimentos hoje em dia já não é a mesma de há tempos atrás, e portanto faz-se necessário cada vez mais apostar em suplementos para complementar como por exemplo o whey protein.

Nunca se esqueça que o cabelo reflete a condição geral de saúde do seu corpo: se tiver algum problema, o cabelo fica frágil, danificado e pára de crescer, mas se estiver em boa saúde, o cabelo mantém-se bonito! Daí que uma mudança de comportamentos, aliada à toma ou utilização de produtos capilares com vitaminas para o cabelo, minerais e aminoácidos, possa ajudar a manter o cabelo saudável e evitar - ou pelo menos adiar o mais possível - a queda de cabelo. Sugestão? Um suplemento como a whey protein para o cabelo!

O whey protein é fundamental para manter um bom estado de saúde em geral e um cabelo forte, em particular. E isso porque o stress, má alimentação, poluição, exposição solar, produtos químicos, tabaco e álcool contribuem para um cabelo sem brilho e para o atraso no seu crescimento.

 

O que é whey protein?

Whey protein é uma proteína à base de uma substância retirada do soro do leite e que depois é filtrada, purificada e evaporada de modo a oferecer nutrientes importantes. Tão importantes que a whey protein é considerada uma proteína completa que proporciona ao organismo todos os tipos de aminoácidos necessários, incluindo os nove aminoácidos que ele não consegue sintetizar: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptófano e valina.

Ainda sobre o que é whey protein, temos a dizer que é a substância perfeita para suportar os objetivos de treino de quem leva uma vida ativa, e que é muito utilizada no universo dos suplementos desportivos para ajudar os atletas a perder peso, ganhar massa muscular e melhorar o desempenho.

Contudo, também tem efeitos benéficos para o cabelo! Tal como o atleta, após praticar uma atividade física, fica com os músculos cansados e lesionados, mas ao ingerir o suplemento proteico whey protein, repara-os, tornando-os maiores e mais fortes.

No cabelo o processo é semelhante: a whey protein devolve aos fios capilares as proteínas que foram perdendo em exposições a raios solares, vento, poluição, mas também em processos químicos como alisamentos, colorações, descolorações, escovas progressivas, pranchas de alisamento, etc.

 

Para que serve whey protein?

Se se interroga sobre para que serve whey protein, saiba que além dos benefícios óbvios para a sua saúde em geral, a whey protein combate as deficiências nutricionais que podem causar danos ao cabelo! Falamos, por exemplo, da deficiência de biotina, uma substância que tem sido associada à queda de cabelo, e que pode ser suprida com vitaminas para o cabelo do complexo B necessárias para a saúde e crescimento dos fios. Mais! Ao colmatar os efeitos nefastos de uma dieta pobre, a whey protein evita a perda precoce do cabelo e além disso, possui um conjunto vasto de proteínas que nutrem em profundidade. Logo, já sabe porque usar whey protein, certo?

 

Ainda a respeito de proteínas, sabe como fortalecer o cabelo com uma alimentação saudável?

 

O que é proteína isolada?

Basicamente, a proteína isolada é considerada a versão de excelência da whey protein porque em comparação com esta proteína concentrada, apresenta um grau de pureza superior. Ou seja, dentro dos produtos com proteína whey, existem três tipos diferentes de acordo com o processo de filtração: concentrada, hidrolisada e proteína isolada. A última fornece um maior teor de proteína por dose porque apresenta um grau de filtração ou pureza superior à versão concentrada.

 

Qual a diferença entre proteína isolada e proteína hidrolisada?

A proteína isolada ou whey isolada, não apresenta nenhum outro macronutriente a não ser a proteína, pois passou por um processo de filtração onde obteve mais de 90% de proteínas (quando a versão concentrada apresenta 70/85%), e por isso tem um grau de pureza maior e não apresenta lactose nem gorduras (enquanto a whey protein concentrada possui hidratos de carbono e gorduras).

A proteína hidrolisada ou whey protein hidrolisada passa, como o nome indica, por uma hidrólise que quebra as proteínas em tamanhos mais pequenos e facilita e acelera a digestão. Este processo de hidrólise, no entanto, também pode estar presente na whey protein isolada e whey protein concentrada.

 

Vantagens de tomar whey protein

A whey protein é uma substância que traz diversos benefícios para o organismo e para o cabelo, em específico. Já aqui falámos da sua ingestão após os treinos para ganhos musculares e até perda de peso, entre outras mais-valias, mas importa agora referir algumas das vantagens de tomar whey protein para o cabelo:

  • Fortalece, nutre os fios de cabelo.
  • Promove brilho em cabelos com aparência opaca.
  • Devolve a densidade e estrutura a cabelos.
  • Atua como antioxidante, combatendo radicais livres.
  • Evita que os cabelos fiquem quebradiços.
  • Proporciona elasticidade.

 

Desvantagens de tomar whey protein

Se por um lado é importante ingerir nutrientes para manter uma boa saúde capilar, por outro lado existem riscos associados ao consumo de whey protein concentrada que não queremos deixar de referir. Por estimular a produção de testosterona, a whey para cabelo nalguns casos pode aumentar a presença da hormona masculina DHT, principal responsável pelo processo de afinamento e perda de cabelo em pessoas predispostas geneticamente.

Estamos a falar de pessoas com historial de calvície na família, e em quem tem calvície androgenética. Assim, tenha em mente que a proteína pode provocar ou agravar a queda de cabelo e calvície, pelo que o seu consumo deve ser feito de forma controlada.

Apesar de não existirem evidências científicas que provem uma relação direta entre a propensão para a queda de cabelo e o consumo de suplementos à base de aminoácidos, mas mais vale prevenir que remediar, não é verdade? Em caso de dúvida, consulte os nossos especialistas!

 

Qual o impacto da toma de whey protein nos fios capilares?

Em suma, a toma de whey protein para o cabelo devolve os nutrientes perdidos, e também ajuda na reconstrução dos tecidos capilares danificados, protegendo o cabelo de agressões externas e agentes químicos, fortalecendo-o e agindo como método de prevenção do estreitamento dos fios e queda de cabelo.

Se a whey para cabelo não resolver o seu problema de queda, contacte a Master Group e fique a conhecer a solução definitiva para calvície: o transplante capilar FUE!

Partilhe o artigo: