Tricoptilose Capilar

12 outubro 2020 | Doenças capilares|
Tricoptilose Capilar

Embora possa ser um nome demasiado técnico, a tricoptilose capilar descreve uma das situações mais comuns que podem danificar os nossos cabelos: as chamadas pontas duplas

São várias as razões que podem dar origem à bifurcação dos seus fios de cabelo, podendo mesmo chegar a gerar pontas triplas ou quádruplas. Apesar de ser uma situação muito comum, as causas são muitas vezes desconhecidas e o tratamento deve ir para lá do “cortar as pontas”. 

Assim, vamos dedicar-nos à tricoptilose capilar, às suas causas e qual o melhor método de tratamento.

 

Marque a sua consulta de avaliação gratuita!

 

O que é a tricoptilose capilar?

Como vimos em cima, a tricoptilose capilar é uma situação comum. Também conhecida por “ponta dupla”, é o rompimento da ponta do fio de cabelo em duas ou mais partes.

O resultado é um fio de cabelo bem mais frágil, acabando inevitavelmente por partir. Uma inspeção regular às suas pontas dos cabelos ajuda a identificar o aparecimento da tricoptilose capilar e a tratá-la antes que seja tarde demais e evitar recorrer a métodos mais agressivos para tratar dos seus cabelos.

Cabelos secos ou sem brilho normalmente são mais frágeis e merecem especial atenção. Faz-se necessária a utilização de produtos de melhor qualidade com menos químicos, o uso diário do secador seria também de evitar pois pode piorar o quadro, e, portanto, uma vigilância mais atenta das pontas dos fios é primordial.

 

Quais as causas da tricoptilose capilar?

Há uma razão para que o aparecimento das pontas duplas ou da tricoptilose capilar seja tão comum. Na realidade, as causas para a tricoptilose capilar são um misto entre fatores naturais e fatores químicos presentes no seu dia a dia. 

Em primeiro lugar, o enfraquecimento do cabelo ou da fibra capilar pode dever-se a agentes externos inevitáveis tais como as radiações ultravioletas que podem causar a descoloração, a falta de humidade do ar ou outras condições climatéricas, como o vento, que devem ser entendidos como agentes agressivos e uma ameaça à boa saúde dos seus cabelos.

A estes agentes adicionam-se a utilização diária do secador, ou o alisamento constante dos seus cabelos, bem como os agentes químicos utilizados em produtos de menor qualidade e envolvidos no seu tratamento capilar diário, como os shampoos utilizados na lavagem ou as tinturas utilizadas na modificação da aparência dos seus cabelos.

Por último, alterações hormonais ou mesmo a própria alimentação pode levar à falta de certos nutrientes essenciais à boa saúde dos seus cabelos. 

 

Tratamento para tricoptilose capilar

O tratamento da tricoptilose capilar deve, por isso, abordar diretamente as suas causas, sendo a prevenção o melhor método contra o aparecimento das pontas duplas.

Utilize produtos que protegem o seu cabelo contra os fatores climatéricos, nomeadamente solares, com produtos que ofereçam um fator extra de proteção capilar, adequados ao seu tipo de cabelo.

Cortar as pontas do cabelo de forma regular é outro método que pode ajudar na prevenção do aparecimento de pontas duplas. Eliminando cerca de três a cinco centímetros de comprimento de forma regular, os seus cabelos ficarão mais fortes com cada corte, evitando que se bifurquem e se partam. 

Um processo de hidratação semanal é também muito importante, ajudando a evitar que os seus cabelos se tornem secos e quebradiços. Se for caso disso, a este processo adicione a utilização de um reparador de pontas todos os dias. 

Todos os produtos utilizados devem ser de boa qualidade – seja para lavar, hidratar ou reparar os seus cabelos. Para além da qualidade, estes devem ser produtos adequados ao seu tipo de cabelo, uma vez que produtos químicos podem levar ao enfraquecimento dos mesmos.

A utilização do secador, todos os dias, deve também ser evitada, o mesmo se aplicando a produtos que o alisem ou tinturas para alteração da cor. No entanto, se optar pela utilização diária do secador, existem produtos de qualidade que ajudam a que o cabelo não fique tão frágil, protegendo os fios do calor com cremes indicados para tal. Tudo isto além de respeitar as regras de bom uso do secador, valendo-se da distancia de 20 cm entre o secador e a fibra capilar, e evitar temperaturas muito altas. 

Por último, mantenha uma alimentação equilibrada e saudável. Este é o método preventivo que não só vai ajudar a sua saúde, como um todo, como dará aos seus cabelos nutrientes extras que levarão a tornarem-se fortes, hidratados e brilhantes.

 

Saiba mais sobre a Saúde Capilar!!

Partilhe o artigo: