Transplante de Barba

03 dezembro 2020 | Tratamento capilar|
Transplante de Barba

Se chegou até aqui, é porque está a pensar em fazer um transplante de barba. 

Pode estar com dúvidas quanto às causas da perda de barba. Ou sobre como funciona o transplante de barba. Talvez até já se tenha mesmo decidido em realizar um transplante de barba e esteja já na fase de pesquisa de mercado: quanto custa e qual o melhor local para o realizar.

Seja qual for o caso, não se preocupe. Este artigo responde a todas estas questões.

A barba é um símbolo de masculinidade. Rica e bem tratada, oferece uma aparência única e um estilo muito próprio.

Mas há também quem não ligue a nada disto. Sabe porquê?

Porque, na verdade, a barba por fazer é também um sinónimo de liberdade. Uma opção pessoal contra a rotina que exige que se faça a barba, todos os dias.

A barba é um atributo tão importante num homem, que existe mesmo um movimento para o aumento da consciencialização, prevenção e tratamento do cancro da próstata. Chama-se “no shave november” e é um mês onde os homens que a ele aderem, deixam crescer a barba.

Mas para isso, é preciso barba, certo?

Qualquer homem que esteja a pensar num transplante de barba se identifica com um destes pontos. E devem ser muitos, porque sabemos que cerca de 50% dos homens têm dificuldades em deixar a barba crescer.

Então vamos ver agora alguns fatores importantes relativos ao transplante de barba.  

 

Causas da Perda de Barba

São quatro as principais razões para a perda de barba.

A primeira é de ordem natural: é genética. Pura e simplesmente, os pelos crescem mais nuns homens do que noutros.

Já a segunda está ligada à imprevisibilidade. Falhas na barba que cresceram devido a uma ou várias cicatrizes, como no caso de queimaduras ou traumas por exemplo.

A terceira maior causa de perda de barba está relacionada a motivos de saúde. Um exemplo disto seria o acne severo, e outro exemplo embora incomum, está ligado a um fungo, chamado “Tinea barbae”.

Por último há os casos em que existe a perda de pelos gerando falhas na barba devido a razões psicológicas e emocionais, desde o famoso stress como também a tricotilomania em que a pessoa em questão arranca os pelos. 

Nestes casos, é aconselhável consultar primeiro o seu médico, antes de ponderar um transplante de barba.

 

 

Como funciona o transplante de barba?

O transplante de barba é um transplante capilar em que se implanta os fios de cabelo nas zonas da barba, bigode ou patilhas. 

É necessário que o paciente tenha uma boa “zona doadora”. Ou seja, há que ter cabelos na cabeça em quantidade suficiente para serem extraídos alguns, sem alterar o aspeto da zona doadora. Ou seja, trocando em miúdos...é preciso que apesar de retirarmos alguns fios a zona continue coberta, sem falhas e com uma boa densidade capilar. Também é possível extrair pelos de outras zonas de barba, como do pescoço por exemplo e reimplantar nas zonas de falhas. 

O transplante de barba está recomendado apenas a partir dos 20 anos de idade. Isto porque é a partir desta idade que as hormonas sexuais (responsáveis pelo aparecimento e crescimento do pelo) estão completamente desenvolvidas.

O leitor tem cabelos e mais de 20 anos?

Então continue a ler.

O transplante de barba é um processo simples e indolor.

Realizada sob anestesia local, a cirurgia é feita através da técnica FUE (Extração de Unidades Foliculares). A técnica implica a extração dos fios de cabelo, um a um, da zona da cabeça ou da própria zona da barba (normalmente pescoço), sendo depois transplantados para a zona da barba, bigode ou patilhas.

E relativamente ao aspeto, fica natural? Vão perceber que fiz um transplante? 

Longe vão os tempos em que o aspeto final era artificial, com os “tufos” ou os “cabelos de boneca”. Nada disso!

Para um aspeto natural é preciso respeitar algumas regras. Escolher o tipo de unidade folicular que será implantado é uma delas. Sabemos que cada unidade folicular pode ter de um a quatro fios, entretanto na zona da barba se observarmos com atenção, naturalmente só há folículos de um ou dois fios.

Assim sendo se queremos obter resultados naturais é recomendado implantar apenas unidades foliculares de um ou dois fios. A distribuição dos fios de forma irregular também é um fator importante, afinal não temos uma distribuição geométrica dos fios em nenhuma parte do corpo.

E por último, também vale ressaltar que uma avaliação adequada do rosto do paciente para que se faça um desenho de barba que fique harmonioso e equilibrado é condição sinequanon para se obter um resultado de excelência. 

Na cirurgia FUE cada detalhe é importante e conta para obtenção de um resultado estético e absolutamente natural. 

Relembramos que a técnica que utilizamos é inovadora, minimamente invasiva e com um tempo de recuperação bastante curto. 

Para além disso, não deixa cicatrizes visíveis (depois do transplante de barba o seu corte de cabelo pode ser curto) e assegura um resultado final sofisticado e perfeito. 

Nem à lupa se vai notar.

O processo do transplante é muito minucioso e dura, em média, cinco a sete horas. Em um ou dois dias de procedimento, a nossa equipa faz o transplante – um a um – de 2500 a 6000 fios de cabelos.

No dia da cirurgia, a pele do rosto pode apresentar-se vermelha e com algum inchaço. Passado uma semana, o aspeto volta a ser o normal. Para além disso, não há necessidade de internamento, nem dor. Seja durante a cirurgia ou no período pós-operatório. 

Passados 15 dias, já vai poder barbear-se normalmente. O resultado final do processo torna-se visível entre os dez meses e um ano após o transplante. 

 

Onde fazer um transplante capilar?

Atualmente, a Master Group está sediada em Lisboa. No entanto, realiza também consultas e tratamentos em Coimbra.

A nossa equipa é formada pelos profissionais mais qualificados e experientes. Para além de um extenso conhecimento anatómico e científico, procuramos que tenham também um apurado sentido estético. 

Acreditamos que esta preocupação fará toda a diferença no resultado final apresentado. 

As nossas instalações estão equipadas com dispositivos de alta tecnologia, que oferecem maior conforto e asseguram o melhor serviço aos nossos pacientes. 

É também possível realizar uma consulta de avaliação online, ainda que esta não substitua a consulta presencial, essencial para uma avaliação precisa. 

 

Quanto custa um transplante de barba?

Esta é uma questão que muitos se perguntam, principalmente nos dias de hoje.

Infelizmente, é uma questão impossível de responder aqui. De forma genérica, podemos dizer que os preços variam muito: dependem da extensão da zona a ser tratada, da experiência da equipa médica ou até mesmo do país onde é realizado. 

Na Master Group cada caso é avaliado pelos nossos médicos e, ao paciente, é-lhe precisamente indicado a quantidade de folículos necessários ao transplante. É a partir de aqui que o preço final é calculado.

Esclarecemos também que na Master Group a nossa prioridade é satisfazer os nossos pacientes e oferecer um serviço de excelência que esteja acessível a todos. Nesse sentido existem facilidades de pagamento, que pode ficar a conhecer aqui. 

Se gostar de receber uma estimativa de preço para o seu caso, ou se tiver mais questões relativamente ao transplante de barba, entre em contacto connosco. 

Partilhe o artigo: