Transplante capilar na Turquia: o sonho tornado pesadelo

02 abril 2019 | Transplante capilar|
Transplante capilar na Turquia: o sonho tornado pesadelo

Muitos portugueses ansiosos por voltar a usar um pente, recorrem a um Transplante Capilar na Turquia atraídos por pacotes de 2 em 1 que juntam a cirurgia ao turismo. Mas é no regresso que percebem que pioraram a sua autoestima e até ganharam problemas extra de saúde. Para os resolver… vão ter de gastar mais dinheiro!

Sim, várias pessoas com falta ou queda de cabelo estão a ser vítimas do Transplante Capilar na Turquia, realizado em clínicas “piratas” a preços tentadores. Uma pesquisa na Internet por “transplante capilar Turquia”, leva-as até páginas de clínicas turcas, num português macarrónico, que anunciam por pouco mais de 2.000€, a concretização de dois sonhos: recuperar o cabelo e fazer férias na Turquia, pois além da cirurgia em si, o preço inclui as viagens, hotel, transfers, motorista e nalguns casos até um intérprete! 

Para os indecisos, estes websites ainda reservam um estímulo extra - a intervenção dura apenas um dia, após o qual o paciente fica liberto para passear e divertir-se! Os preços baixos são justificados com os valores de gestão de uma clínica na Turquia e ordenados dos médicos e enfermeiros, mais reduzidos que no resto da Europa, e também com o apoio do estado para o incremento do turismo capilar no país. 

A verdade é que estas cirurgias são realizadas na maior parte das vezes por técnicos com pouca ou nenhuma experiência na área, que só por sorte têm um médico a supervisionar o procedimento. Os riscos são sérios, mas estes negócios continuam a angariar clientes devido aos seus valores abaixo da média e aos depoimentos positivos que publicam nos websites. Porém, nem sempre o que reluz é ouro, e neste caso o que acontece amiúde é que as pessoas que resolvem fazer o transplante capilar na Turquia, acabam por se arrepender e gastar mais tempo e dinheiro a resolver as complicações. Não arrisque! Ainda que decida fazer o seu transplante capilar no estrangeiro, verifique sempre as credenciais da clínica e do médico que o vai operar. Sobretudo certifique-se de quem realiza as cirurgias.

 

Transplante capilar na Turquia é seguro?

Não. Numa recente pesquisa da ISHRS (Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar) sobre transplantes capilares no mercado negro ou com pessoal não licenciado, confirmou-se que esta prática está a provocar danos. Alguns pacientes que recorreram a um Transplante Capilar na Turquia, relatam ocorrências, como:

  • Cicatrizes mal feitas e esteticamente feias;
  • Fios de cabelo não naturais;
  • Crescimento pobre do cabelo;
  • Transplantes com baixa cobertura;
  • Direção do cabelo errada;
  • Linhas frontais/hairlines inestéticas;
  • Área doadora calva devido ao esgotamento do couro cabeludo;
  • Contagens incorretas de enxertos (alguns pacientes pensavam que tinham recebido 4000/6000 enxertos quando, na realidade, receberam metade, por exemplo);
  • Infeções e até complicações adjacentes, como ulcerações.

Feitas as contas e recolhidos os testemunhos, não é de estranhar que 63,27% dos pacientes que recorreram a clínicas do mercado negro e/ou a pessoal técnico não qualificado, tenham dado nota negativa à experiência, segundo uma pesquisa recente da ISHRS. Isso prova que à pergunta “o Transplante Capilar na Turquia é seguro”, a resposta é “não”. E o problema não se resume à Turquia, existem modelos similares na India, por exemplo, onde também se estão a banalizar os procedimentos cirúrgicos de um transplante capilar, pelo que, na dúvida, antes de pesquisar por soluções baratas na Internet, pesquise por “transplante capilar Turquia opiniões”, sim?

 

Transplante Capilar Barato

O que é barato sai caro. E no que toca a um transplante capilar na Turquia, é bem verdade. O preço é tentador e as pessoas com falta ou queda de cabelo sentem vontade de marcar um voo e fazer as malas, mas os valores aliciantes podem acabar por sair caros quando surgir a necessidade de corrigir - numa clínica qualificada - algum erro cometido por técnicos não licenciadas. E a probabilidade é grande! Isto nos casos onde ainda é possível fazer a correção.

A Master Group aconselha-o a desconfiar destes modelos de negócio que apregoam um transplante capilar barato. Mesmo que prefira fazer a cirurgia noutro pais, pesquise, leia os regulamentos relativos a procedimentos cirúrgicos que podem ser muito diferentes dos portugueses e verifique as credenciais do médico que o vai operar para não correr o risco de regressar com danos irreparáveis. 

Claro que por vezes surgem complicações mesmo com médicos experientes, mas a verdade é que a probabilidade é menor e ainda assim pode ter a certeza de que tem o acompanhamento médico e a assistência necessária enquanto precisar. 

Em Portugal, o transplante capilar é considerado um ato médico registado na Ordem dos Médicos de Portugal e feito, obrigatoriamente, por um médico com formação específica na área. Não queremos com isto dizer que não existam bons médicos na Turquia que realizam transplantes capilares de forma segura e eficaz. Existem sim, mas não fazem publicidade a um transplante capilar barato. Cobram valores bem acima daqueles que andam a cativar as pessoas na Internet e além disso, não usam angariadores que recebem comissões por cada cliente que apanham na armadilha. 

 

Transplante Capilar na Master Group

Pense na sua saúde e jogue pelo seguro. Na Master Group os pacientes são operados por médicos acreditados pelas entidades competentes e o procedimento é realizado integralmente por eles. Além disso, a equipa médica da Master Group tem uma vasta experiência em FUE (Folicular Unit Extration), dão formações em cursos e congressos em todo o mundo, realizam as suas cirurgias de acordo com altos padrões de exigência e qualidade, com atenção meticulosa aos detalhes e, claro, obtém os melhores resultados em cada transplante capilar!

Partilhe o artigo: