Reconstrução capilar para dar força ao seu cabelo

10 julho 2020 | Dicas para cabelos|
Reconstrução capilar para dar força ao seu cabelo

Não espere para ver o seu cabelo ressequido transformar-se num cabelo opaco, frágil, fino e com tendência para quebrar. Invista já numa rotina de reconstrução capilar fio a fio para combater o desgaste da estrutura com queratina, entre outras substâncias fundamentais para devolver a força, elasticidade, brilho e maciez perdida!

 

Somos especialistas em tratamentos capilares para combater a calvície e queda do cabelo.

 

O que é a reconstrução capilar?

Reconstrução capilar é o nome que se dá a um cuidado com o cabelo que tem por objetivo devolver à fibra capilar a massa perdida, ou seja, as propriedades naturais dos fios de cabelo, ao reestruturar e reparar as fissuras que danificaram a haste capilar.

Isso porque a proteína que existe nos fios de cabelo, em especial a queratina, vai-se perdendo ou desgastando ao longo do tempo devido a diferentes fatores (como exposição excessiva ao sol, procedimentos químicos, uso abusivo de secador, água quente, cloro, sal, etc) e por esse motivo é necessário proceder a uma reconstrução capilar para devolver a força, resistência e elasticidade ao cabelo, e repor a queratina para recuperar a integridade perdida dos fios.

 

Qual a importância da reconstrução capilar?

Toda! Sem um tratamento de reconstrução capilar fio a fio não é possível proceder a qualquer outro tipo de cuidado com sucesso, porque os fios estão danificados, frágeis e quebradiços e não conseguem receber e reter cuidados de hidratação e nutrição, por exemplo, sem antes passarem por esta técnica para restaurar a fibra.

Mas com a queratina de volta, as fissuras fecham-se e os fios de cabelo conseguem reter toda água e nutrientes necessários à sua saúde, por mais tempo! Nesse sentido, a reconstrução capilar, além de reparar o cabelo, também previne danos, pois um cabelo reconstruído responde melhor a fatores externos como processos de coloração e descoloração, alisamentos, etc.

Contudo, e apesar da reconstrução capilar ser indicada para pessoas com o cabelo danificado devido a procedimentos químicos, também é muito aconselhada na sua vertente reconstrução capilar masculina, para homens com o cabelo fino e propenso a queda, bem como para homens e mulheres que apresentem o cabelo danificado devido ao tabagismo, e/ou a alguma doença que possa prejudicar a fibra capilar.

 

Para que serve a reconstrução capilar?

A reconstrução capilar para homem ou para mulher serve para devolver substâncias básicas ao cabelo: água, lipídios e queratina, sendo a última a responsável pela resistência, força e elasticidade dos fios.

E ao devolver estas três substâncias fundamentais a uma boa saúde capilar, o tratamento de reconstrução capilar masculina e feminina transforma o cabelo ressequido, opaco e quebradiço num cabelo forte, saudável e brilhante! Por outras palavras, se for feita no momento certo e na quantidade certa, a reconstrução capilar serve para cobrir as ranhuras dos fios de cabelo com queratina de forma a deixá-los mais encorpados, sem ficarem endurecidos.

 

Saiba quais os principais cuidados com o cabelo no verão.

 

 

Tipos de reconstrução capilar

Há vários tipos de reconstrução capilar bem eficazes para voltar a ter um cabelo forte e brilhante, mas neste artigo vamos apresentar-lhe os tipos de reconstrução capilar mais comuns: reconstrução capilar caseira, cauterização a frio e a quente e queratinização.

 

Reconstrução capilar caseira

A reconstrução capilar caseira, como o nome indica, é um tipo de tratamento que pode fazer em casa, usando produtos reconstrutores como shampoos e condicionadores, máscaras de tratamento, ampolas e outros produtos de restauração capilar que possuam queratina na sua composição (além de proteínas, minerais, colágenio, elastina, pantenol e outras vitaminas) de modo a fortalecer o cabelo e promover a reconstrução da fibra capilar.

 

Cauterização a frio

O tratamento de cauterização a frio tanto é indicado para reconstrução capilar para homem como para mulher, mas deve ser feito num cabeleireiro porque é um procedimento mais intenso que a reconstrução capilar caseira e exige um grande controlo da quantidade de queratina a usar, bem como outros componentes como aminoácidos.

No fundo, com a cauterização a frio o objetivo é repor a massa capilar através de máscaras com queratina líquida. Deste modo, a cauterização é uma das técnicas mais indicadas para cabelos muito danificados e com tendência a quebrar.

 

Cauterização a quente

Também é possível fazer uma cauterização a quente em caso de reconstrução capilar masculina ou feminina, sendo que neste caso o procedimento é igual à cauterização a frio, mas no final do processo, para melhor selar os fios de cabelo, usam-se ferramentas de calor como secadores e pranchas de alisamento para equilibrar o PH, manter os nutrientes dentro das cutículas e ativar as moléculas. E, claro, este tratamento de reconstrução capilar também deve ser feito por um profissional.

 

Queratinização

A queratinização é um tratamento muito potente que faz a restauração capilar de forma imediata em cabelos muito danificados porque usa uma grande quantidade de proteínas concentradas. A queratinização é uma espécie de cauterização mais avançada porque além de reconstruir os fios, hidrata em profundidade.

Daí que seja o tipo de reconstrução capilar masculina ou feminina recomendada para cabelos estragados que estiveram expostos a agressões externas como sol, sal, cloro, etc. Em suma, a queratinização faz a reconstrução capilar fio a fio para recuperar o cabelo, mas também deixa os fios sedosos e brilhantes.

 

Quando fazer uma reconstrução capilar?

Se se está a interrogar sobre quando fazer uma reconstrução capilar, saiba que a resposta é: quando tiver o cabelo ressequido.

Não precisa de aguardar por aquele momento em que o cabelo também está poroso, fino e quebradiço para fazer este tipo de tratamento, porque mesmo no caso da reconstrução capilar para homem (quando não há uma rotina com procedimentos químicos com colorações e descolorações nem um uso abusivo de pranchas de alisamento), é necessários cuidar dos fios de cabelo com regularidade, até porque do sol, calor, vento, sal, cloro e poluição ninguém se livra!

Portanto, deve fazer uma reconstrução capilar de tempos a tempos, consoante as necessidades do seu cabelo, para manter os fios fortes e saudáveis.  

 

E se o seu problema capilar já avançou para um quadro de quebra e perda de cabelo, consulte-nos!

Partilhe o artigo: