Esfoliação capilar

14 agosto 2020 | Dicas para cabelos|
Esfoliação capilar

Se além de sabonete e creme hidratante, usa um esfoliante facial de quando em vez, não está na hora de adicionar também à sua rotina de cuidados com o cabelo, outros produtos que não o shampoo e condicionador para fazer a esfoliação capilar?

 

Certamente que sim porque a esfoliação capilar, ao efetuar uma limpeza profunda, melhora a qualidade do couro cabeludo e, portanto, influencia também na qualidade dos fios devolvendo a saúde perdida ao seu cabelo, inclusive fomentando o crescimento de forma mais rápida! 

 

Lembre-se de que o couro cabeludo é pele e como tal, acumula gordura, transpiração e células mortas (entre outros resíduos) e requer uma limpeza mais profunda para fazer a renovação celular do cabelo, permitindo que os novos fios nasçam fortes e sãos e que os fios que já tem, mantenham a beleza e resistência.

 

O que é esfoliação capilar?

Esfoliação capilar é um tratamento que remove resíduos acumulados no couro cabeludo e faz uma limpeza profunda na raiz, tal como a esfoliação no rosto faz a limpeza da pele e a renovação celular.

O objetivo deste tratamento à base de produtos para esfoliação capilar é retirar os excessos de resíduos acumulados no couro cabeludo (sebo, células mortas e outras impurezas) e promover e acelerar a renovação celular do cabelo, porque quando o cabelo fica completamente limpo, absorve os nutrientes e proteínas dos produtos capilares mais fácil e rapidamente.

 

Além disso, as substâncias que constituem os produtos para esfoliação capilar reduzem a oleosidade, eliminam a caspa e equilibram o pH dos fios de cabelo sem ressequir.

 

Deste modo a esfoliação capilar é especialmente indicada para pessoas com caspa, cabelo oleoso, crespo ou com cabelo com tendência para quebrar e cair. Mas também é aconselhada para qualquer tipo de cabelo exposto a elementos externos agressivos, como sol, sal, vento, pó, poluição e até mesmo cabelo exposto a tratamentos químicos, como colorações, permanentes e alisamentos.

 

Qual a importância da esfoliação capilar?

Em primeiro lugar, a esfoliação capilar é importante para higienizar e melhorar a circulação e absorção dos nutrientes e proteínas necessárias para manter o couro cabeludo e cabelo forte e saudável.

Em segundo lugar, trata-se de um tratamento vantajoso para fomentar um crescimento mais rápido do cabelo porque os poros são desobstruídos e assim os nutrientes chegam aos fios de cabelo de forma eficiente (com a ajuda de uma massagem para ativar a circulação sanguínea) e promovem o seu crescimento de modo célere e saudável, restaurando os fios danificados.

Em terceiro lugar, temos a referir a importância da esfoliação capilar para caspa no sentido de ajudar no tratamento da dermatite seborreica e a importância da esfoliação capilar para acabar com a oleosidade através de uma limpeza profunda em que os resíduos são removidos de uma forma que não é possível com a lavagem de cabelo habitual com um shampoo e condicionador comum. 

Por fim, as esfoliações capilares equilibram o pH do couro cabeludo, permitindo que o cabelo permaneça limpo por mais tempo e deixando uma sensação de frescura única!

 

Como usar o esfoliante capilar?

Usar um esfoliante capilar é bem simples! Naturalmente que as instruções variam consoante o produto ou shampoo para esfoliação capilar que pretende aplicar, mas regra geral basta proceder da seguinte forma:

  1. Molhar o cabelo e colocar o esfoliante capilar antes do shampoo;
  2. Distribuir o produto pelo comprimento do cabelo e pelas pontas;
  3. Massajar o couro cabeludo com movimentos circulares e delicados;
  4. Deixar atuar por uns minutos;
  5. Enxaguar abundantemente;
  6. Lavar da forma habitual, bastando para o efeito um shampoo e condicionador com fórmula ligeira, porque a limpeza profunda já foi feita com o esfoliante capilar;
  7. Se entender necessário, aplicar uma máscara capilar após a esfoliação do couro cabeludo.

 

Quando usar o esfoliante para cabelo?

O esfoliante para cabelo não deve ser aplicado mais do que uma, no máximo duas vezes por semana, sob pena de ter o efeito inverso! Ainda assim este conselho vale para cabelos oleosos ou cabelos com caspa porque para cabelos secos e mistos, uma vez por semana é quanto basta e para cabelos normais, usar produtos para esfoliação capilar uma vez por mês é o suficiente.

 

Como fazer esfoliação capilar natural?

Se em vez de adquirir produtos para esfoliação capilar, prefere saber como fazer esfoliação capilar natural com produtos caseiros através de receitas que pode preparar facilmente em casa, temos três sugestões: esfoliante capilar caseiro com iogurte natural, esfoliante capilar caseiro com café e esfoliante capilar caseiro com açúcar.

 

Shampoo para esfoliação capilar com iogurte natural

Misture uma colher de açúcar mascavado com uma colher de iogurte natural e aplique no couro cabeludo húmido, massajando durante uns minutos em movimentos circulares. Retire a mistura, lave o cabelo como de costume e já está!

 

Shampoo para esfoliação capilar com café 

Misture um terço de uma chávena de café em pó com um pouco de azeite e um óleo essencial à sua escolha. Humedeça o cabelo e aplique no couro cabeludo, massajando com movimentos circulares com as pontas dos dedos durante cerca de 5 minutos. Depois retire o produto e lave da forma habitual.

 

Shampoo para esfoliação capilar com açúcar

Misture duas colheres de açúcar mascavado com duas colheres de aveia, duas colheres de condicionador e 15 gotas de azeite. Aplique a mistura no couro cabeludo e massaje durante cerca de 10 minutos antes de enxaguar.

 

Acreditamos que uma rotina de cuidados com o cabelo que inclua produtos para esfoliação capilar é meio caminho andado para manter o seu cabelo forte e saudável.

 

Mas como por vezes a genética, idade e fatores externos podem trocar-lhe as voltas, consulte a Master Group se não conseguir reverter uma situação de cabelo enfraquecido com tendência para cair.

Partilhe o artigo: