Como recuperar o cabelo danificado?

18 junho 2020 | Dicas para cabelos|
Como recuperar o cabelo danificado?

Cabelo quebradiço, ressequido, opaco e sem movimento? Hum… é provável que precise de procurar por algum tratamento para cabelo danificado para voltar a exibir uma cabeleira bonita e saudável!

 

É verdade que nem sempre consegue evitar as agressões externas, como os raios solares que deixam o seu cabelo estragado.

 

E nem sempre tem vontade de prescindir do secador, prancha de alisamento, coloração e alisamento, mas seguramente que pode comprar um shampoo ou uma máscara para cabelo danificado ou mesmo investir num tratamento de cauterização capilar ou num cronograma capilar para revitalizar o cabelo.

E, claro, adotar uma alimentação mais equilibrada para recuperar a fibra capilar com as proteínas, vitaminas e nutrientes de que ela precisa!

 

O que é cabelo danificado?

Por cabelo danificado entende-se aquele cabelo desgastado na estrutura dos fios que fica mais frágil, seco, fino, áspero, opaco, com pontas duplas e quebradiças, sem cor, sem elasticidade e sem brilho. 

De agentes externos (como sol, vento, água do mar e água da piscina) a equipamentos de calor (como secadores e pranchas de alisamento) e tratamentos com produtos químicos (coloração, descoloração e alisamentos), há muitos fatores que podem agredir as suas cutículas, impedindo-as de reter a água e os nutrientes necessários a um cabelo saudável, forte, brilhante e macio. 

 

É possível recuperar cabelo danificado?

Sim, à partida é possível recuperar cabelo danificado por descoloração, por alisamento ou por exposição excessiva ao sol (entre outros fatores) com a aplicação regular de uma máscara hidratante, mas existem outras soluções para o seu cabelo voltar a exibir a força, brilho e a maciez perdida.

 

Como recuperar o cabelo danificado?

A hidratação é sempre o primeiro passo a dar para recuperar o cabelo danificado, mas não é o único! Existem outros produtos e tratamentos capilares, além da alteração da sua alimentação, que podem ajudar a combater agressões externas e deficiências nutricionais.

 

E agora que chegou o bom tempo, conheça os principais cuidados com o cabelo no verão.

 

 

Tratamentos para cabelo danificado

Nalguns casos é possível repor a saúde do cabelo com a adoção de uma dieta equilibrada ou com a utilização de um shampoo para cabelo danificado. Noutros casos há que investir numa hidratação para cabelo danificado constante que ajude a recuperar a beleza dos fios ou até mesmo num tratamento mais potente e completo como a cauterização capilar ou o cronograma capilar.

 

Shampoo para cabelo danificado

Se tem o cabelo danificado por alisamento, coloração ou mesmo por má alimentação, um shampoo anti-frizz ou anti quebra não é suficiente! O melhor é procurar por um shampoo para cabelo danificado que contenha agentes de limpeza e agentes reparadores para remover impurezas sem deixar o cabelo ressequido. 

É importante que opte por produtos que sejam cremosos, preservem a hidratação natural e protejam a fibra, pois um cabelo desgastado sente dificuldade em reter os nutrientes e as proteínas porque tem as suas cutículas danificadas.

Felizmente existem vários tipos de shampoos reconstrutores com ceramidas que limpam, reparam, restauram e preenchem a fibra, deixando os fios de cabelo selados e protegidos de agressões.

 

Algumas fórmulas, inclusive, preparam a fibra capilar para receber as substâncias hidratantes dos condicionadores e máscaras de tratamento. 

 

Hidratação para cabelo danificado

A hidratação capilar é um tratamento para cabelo danificado cujo objetivo é repor a humidade natural dos fios, seja através de cosméticos ou produtos caseiros, em casa ou no cabeleireiro.

O importante é hidratar o cabelo regularmente para o manter forte, macio e brilhante através de uma máscara para cabelo danificado, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, consoante os danos e tipo de cabelo.

Antes de aplicar a máscara deve usar um shampoo para cabelo danificado e depois pode usar o seu condicionador habitual e colocar, para maximizar o efeito da máscara hidratante, umas gotas de óleo essencial de argan, por exemplo.

 

Cauterização capilar

Outro tratamento para cabelo super danificado que costuma trazer excelentes resultados é a cauterização capilar. Trata-se de um tratamento de reestruturação que usa queratina para fechar as cutículas, a proteína que constitui 90% do fio de cabelo e que precisa de ser reposta para que ele fique protegido e saudável.

É muito eficaz para reduzir o frizz e deixar o cabelo mais suave, mas também faz um excelente trabalho a nível de hidratação e reparação, e por isso é indicado para cabelos estragados e quebradiços que carecem de um tratamento profundo, já que repõe nutrientes e queratina na fibra, deixando o cabelo revitalizado.

 

Cronograma capilar

Cronograma capilar é um plano de tratamento para cabelo danificado que inclui, e altera, períodos de reconstrução, com períodos de hidratação e nutrição para uma devolução de massa capilar, nutrientes e vitaminas ao cabelo.

Este processo pode demorar até 6 meses, mas cumprindo à risca a rotina de cuidados para cabelo super danificado, recupera a força e vitalidade perdida e ganha um cabelo mais forte, saudável e bonito.

 

Alimentação equilibrada

A recuperação do cabelo danificado também se faz através de uma alimentação equilibrada que contenha proteínas (carne, leite e ovos), nutrientes, vitaminas e minerais (ômega 3, vitamina A, vitamina C, Ferro e Zinco, biotina e silício) fundamentais para o crescimento saudável do cabelo. E também muito importante é mantermo-nos hidratados bebendo bastante água.

 

Nenhum destes tratamentos deu resultado? O seu cabelo além de fino, opaco e danificado, está a cair?

Contacte a Master Group, entre tratamentos inovadores e transplantes capilares, temos a solução para lhe devolver uma cabeleira farta e bonita!

Partilhe o artigo: