Como hidratar o cabelo?

19 março 2019 | Dicas para cabelos|
Como hidratar o cabelo?

Hidratar o cabelo é um cuidado que deve estar presente na sua rotina diária, de modo a repor os nutrientes necessários para que fique com o cabelo sedoso e brilhante.

Uma hidratação capilar é fundamental para combater as agressões naturais que deixam os seus fios sem vida. A boa notícia é que não é necessário abdicar de secadores e pranchas de alisamento para arranjar o cabelo, de mergulhar na água do mar ou da piscina, nem de apanhar sol e vento … Estes hábitos quotidianos podem-se manter, sim, desde que se consigam combater os seus efeitos, controlando e revertendo a falta de hidratação. 

A tarefa não é fácil, mas a Master Group tem alguns conselhos úteis sobre como hidratar o cabelo para um resultado sempre são e bonito! Quem os quiser conhecer, que ponha o dedo no ar!

 

Hidratação para cabelo

Antes de avançarmos nesta matéria sobre como hidratar o cabelo, importa perceber que por detrás de qualquer cabeleira (incluindo a da Angelina Jolie e da Jennifer Aniston), está uma estrutura muito fina presa ao couro cabeludo, que precisa de cuidados para se manter saudável e bonita. Falamos dos fios de cabelo! Fios que, além de nutrientes, precisam de uma camada de óleo que faça a proteção e hidratação natural. Ora, essa camada de óleo nem sempre consegue vencer as agressões naturais constantes que deixam o cabelo crespo, seco e até danificado (sol, vento, água do mar, cloro, poluição e tratamentos químicos), pelo que a solução passa pela utilização de produtos para hidratar e lubrificar. 

Opte por produtos à base de proteínas e queratinas que auxiliem na reposição da humidade e restituam a vitalidade e brilho aos fios!

 

Hidratação para cabelos loiros

Nem sempre é fácil manter os cabelos loiros bonitos e saudáveis, principalmente se passam por processos químicos e colorações frequentes e têm tendência a ficar fracos e sem brilho. Felizmente existem máscaras de hidratação - e outros produtos - que nutrem e devolvem as vitaminas perdidas ao cabelo. 

 

 Máscara de hidratação capilar

Uma máscara de hidratação deve fazer parte da rotina de cuidados capilares de quem quer recuperar o brilho e maciez dos cabelos loiros. Ela garante a retenção de água e a reposição de vitaminas essenciais para o crescimento saudável dos fios.

Mas antes de se adquirir qualquer produto de hidratação para cabelos loiros, convém identificar as necessidades dos fios e ter em linha de conta que, independente da máscara de hidratação escolhida, não se deve fazer uma utilização diária. Apenas semanal, quinzenal ou até mensal. 

A Master Group recomenda:

  • Máscara de hidratação com óleo de argan para reposição das proteínas perdidas, nutrição e reconstrução das madeixas louras;
  • Máscara para combater o amarelado, com pigmentos roxos para reparação e oxidação dos fios;
  • Máscara reconstrutora com queratina, proteínas, aminoácidos e minerais para fortalecer os fios danificados. 

 

Shampoo hidratante

Para hidratar o cabelo de forma eficaz, o mais indicado é usar um shampoo cremoso que limpe e cuide sem comprometer a fibra capilar, fazendo a hidratação para cabelos loiros, deixando-os resplandecentes. Claro que para se escolher o shampoo ideal, deve-se considerar o tipo de cabelo, e os vários produtos que conseguem manter os cabelos hidratados e devolver a humidade natural aos fios. 

De salientar que os chamados shampoos roxos (que neutralizam os pigmentos dourados dos fios claros) evitam e anulam o tom amarelado e deixam os cabelos com uma cor mais natural. Estes produtos devem ser aplicados uma vez por semana ou quinzenalmente, sendo que durante o resto do tempo, as lavagens devem ser feitas com o shampoo habitual.

 

Condicionador para hidratar o cabelo

Em relação a condicionadores, os mais indicados para manter os cabelos hidratados são aqueles que possuem um pH mais baixo (ácido). Um creme de hidratação para cabelos com pH mais baixo, sela as cutículas e evita que a oleosidade natural do cabelo se perca.

 

 Hidratação para cabelos secos

Um cabelo seco apresenta, normalmente, fios ressequidos e quebradiços e um aspeto opaco devido à produção reduzida de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Além disso, é difícil de pentear até porque costuma ter as pontas espigadas, pois as escamas que compõem a camada externa dos fios, abrem-se mais facilmente, deixando o cabelo vulnerável aos agentes externos. Assim, os casos que se encaixam nesta descrição merecem cuidados especiais a nível de hidratação para cabelos secos para se manterem sedosos, brilhantes e mais disciplinados:

 

Máscara para hidratar cabelos secos

A hidratação capilar para cabelos secos deve ser feita com máscaras e outras soluções concentradas, nutritivas e humectantes. O ideal é optar por máscaras enriquecidas com aminoácidos, ácidos graxos, proteína e queratina e com um pH adequado. Dependendo do estado dos fios de cabelo, a hidratação deve ser feita semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

 

Cauterização

Além das máscaras de hidratação para cabelos secos que se podem aplicar em casa, pode ser necessário, pelo menos uma vez por mês, fazer uma cauterização, ou seja, uma reestruturação ou plástica capilar. Este tratamento de hidratação profunda para cabelos, assegura a cicatrização das cutículas através de hidratações com produtos especiais que devolvem ao cabelo a gordura e os nutrientes perdidos.

 

Leave-in

O Leave-in é outro dos produtos aconselhados pela Master Group para fazer a hidratação para cabelo crespo e seco, particularmente aquele que é exposto frequentemente a raios solares. Este tipo de creme de hidratação para cabelos (que se coloca sem enxaguar) sela as cutículas capilares e evita que o cabelo crespo fique mais ressequido.

 

Reparador de pontas

É verdade que o melhor “remédio” para acabar com as pontas espigadas é o corte, contudo, existe um tratamento para recuperar a vitalidade das pontas, à base de silicone, que pode ser usado em simultâneo com o Leave-in após a lavagem: o reparador de pontas!

Para cuidar das pontas espigadas pode-se aplicar apenas óleo de argan, macadâmia ou de semente de linhaça.

 

Hidratação capilar caseira

Uma hidratação capilar caseira é ideal para quem não tem tempo ou paciência. Basta fazer a hidratação de cabelos com máscaras caseiras no conforto do lar! 

As opções de máscaras caseiras de hidratação profunda são inúmeras e, claro, dependem do tipo e estado do cabelo. A equipa da Clínica Master Group selecionou algumas receitas de hidratação capilar caseira para qualquer tipo de cabelo que se preparam com facilidade e garantem um brilho e maciez instantânea. 

 

Máscara de banana e mel

  1. Esmagar uma banana e misturar 2 colheres de sopa de mel, 5 gotas de óleo de amêndoas ou extrato de baunilha e 1 clara de ovo. 
  2. Aplicar a mistura por todo o comprimento do cabelo, insistindo nas pontas.
  3. Deixar atuar durante 15 minutos e lavar.

 

Máscara de óleo de coco

  1. Aplicar diretamente o óleo de coco no cabelo.
  2. Envolver numa toalha e deixar atuar a máscara de hidratação capilar caseira durante 1 hora e depois lavar.

 

Máscara de abacate

  1. Triturar metade de um abacate e adicionar 1 colher de azeite e 1 gema de ovo. 
  2. Deixar atuar durante 1 hora e lavar com água fria.

 

De máscaras concentradas de hidratação para cabelo crespo ou loiro, a shampoos e condicionadores que favorecem a hidratação capilar, passando pela hidratação profunda para cabelo em clínicas especializadas em tratamentos capilares, e terminado em soluções de hidratação capilar caseira … o que não faltam são opções para um cabelo saudável, brilhante e bonito!

Partilhe o artigo: