10 coisas sobre a calvície que nunca é demais saber

27 abril 2018 | Calvície| Transplante capilar|
10 coisas sobre a calvície que nunca é demais saber

Toda a gente sabe o que é a calvície. O que muitos não sabem são as suas causas e as implicações que alguns fatores externos podem ter na queda de cabelo. Descubra as respostas para algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto e aprenda a manter a sua saúde capilar no seu melhor.

 

Qual a causa mais comum da queda de cabelo masculina?

O fator mais comum para a queda de cabelo masculina é a alopecia androgenética. Ou seja, a calvície provocada por fatores genéticos.

 

A calvície existe em todo o mundo?

Sim. Mas estudos comprovam que, embora exista em todo o mundo, a calvície afeta maioritariamente homens na Europa e América do Norte. Os chineses são os que menos sofrem de queda de cabelo, por terem menos predisposição genética.

 

Que fatores externos podem causar queda de cabelo masculina?

Para além do fator genético, há outras causas que podem contribuir para a queda de cabelo masculina, como por exemplo, doenças sistémicas, stress ou cirurgias.

 

É possível herdar a calvície?

Nem sempre. Alguém com pais calvos, não sofrerá necessariamente de queda de cabelo. A alopecia androgenética, é o resultado de uma combinação de genes de ambos os progenitores.

 

Transplante capilar. Quando fazer?

Depende das causas da queda de cabelo. A calvície androgenética não tem cura, sendo o transplante capilar a única solução. É possível realizar tratamentos com medicamentos para manter os cabelos existentes mas, uma vez instaurada a calvície, só um transplante capilar a poderá reverter.

 

A queda de cabelo feminino existe?

Sim. A alopecia feminina ou queda de cabelo feminina afeta 30% das mulheres.

 

Quais a causas da queda de cabelo feminina?

A queda de cabelo feminina pode ter origem genética, mas também pode ser provocada por stress, falta de nutrientes devido a dietas drásticas, distúrbios na tiróide, ansiedade, parto, menopausa, depressão ou questões hormonais.

 

Lavar o cabelo diariamente provoca queda de cabelo?

Não. Uma boa higiene do couro cabeludo e dos fios de cabelo, contribui favoravelmente para a saúde capilar.

 

A medicação interfere na queda de cabelo?

Sim. Como é do conhecimento geral a quimioterapia é uma delas. Mas por exemplo, os antidepressivos também são medicamentos muito agressivos para a saúde capilar, por afetarem diretamente o sistema nervoso.

 

O que comemos pode influenciar a queda de cabelo?

Sim. A partir do momento em que tudo o que comemos influencia a nossa saúde em geral. Uma alimentação equilibrada com proteínas, vitaminas e minerais é fundamental para uma boa saúde capilar.

Partilhe o artigo: