Saw Palmetto

Saw palmetto (também conhecido como serenoa repens, serona serrulata, sabal e shrub palmetto) é uma planta da família das palmeiras, cujo extrato do seu fruto possui propriedades anti-androgénicas. Esta substância é usada no tratamento da hiperplasia benigna da próstata já há muitos anos e, recentemente, tem sido proposto o seu uso no tratamento da calvície androgenética.

 

 

Inúmeros medicamentos apresentam esta substância em diferentes dosagens na sua formulação, e é sugerido a sua utilização no tratamento da calvície androgenética masculina e feminina

 

SAW PALMETTO COMO TRATAMENTO CAPILAR

Pode ser administrado por via oral (comprimidos) ou topicamente (loção). O mecanismo exato de ação do saw palmetto é desconhecido, embora imagine-se que seja similar ao da finasterida: bloqueando os efeitos da enzima 5 alfa-redutase e reduzindo a concentração sanguínea da hormona DHT (dehidrotestosterona).

Até à presente data existem muito poucos estudos que suportam a eficácia do uso do saw palmetto no tratamento da calvície androgenética, portanto o seu uso é ainda controverso. 

Os efeitos secundários do medicamento são raros, sendo o mais comum um desconforto gástrico que, normalmente, pode ser aliviado quando ingerido após as refeições.

OS NOSSOS PARCEIROS